TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista De Exercicios 1 - Qumica Geral E Tecnologias

Trabalho Escolar: Lista De Exercicios 1 - Qumica Geral E Tecnologias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  912 Visualizações

Página 1 de 6

Engenharias: Civil, de Produção, Ambiental e de Alimentos Projeto Unificado I – Regulamento “Maccherone Sopportare Peso”

Grupo de projetos: Prof. Alexandre de Sousa Oliveira Prof. Carlos Alberto Bezerra e Silva Prof. Christine Maria Silva Carvalho Prof. Denis Martins de Moraes Prof. Emiliano Mendonça Silva Prof. Fernando Bicudo Salomão Prof. Gláucio Márcio Félix da Silva Prof. Joel Fernando Magri Arantes Prof. Lázaro José de Oliveira Prof. Leandro Lutkmeyer Prof. Sidnei Moura Duarte Prof. Willian Rocha Professores Orientadores: Prof.a Christine Maria Silva Carvalho Prof.Willian Rocha Introdução As modernas práticas de ensino de engenharia e as diretrizes curriculares contemplam a aplicação de projetos integradores na construção das competências e habilidades do futuro enge+nheiro. Operacionalmente, a disciplina de projetos será desenvolvida ordinariamente durante três dias da semana em pós e pré-aulas, para os alunos do período matutino e para os alunos do período noturno, respectivamente. A prática profissional aplicada e desenvolvida por estes projetos não será restrita ao horário de aulas, pois a atividade proposta envolverá os alunos no desenvolvimento de métodos para a resolução dos problemas temáticos propostos. Estes projetos também promoverão a integração sinérgica entre docentes-docentes, docentes-discentes e discentes-discentes. Objetivos gerais Promover o desenvolvimento de conhecimentos para o exercício de atribuições profissionais na área de Engenharia do UNIVAG:

 Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia;

 Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;

 Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos da indústria;

 Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;

 Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;

 Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;

2

 Atuar em equipes;

 Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

Objetivos específicos O projeto consiste em construir uma ponte utilizando macarrão do tipo espaguete no 8, unidos por cola branca escolar. Um bloco de madeira simulando um automóvel deve ser capaz de atravessar a ponte em toda sua extensão na direção longitudinal. A ponte deve possuir dimensões pré-estabelecidas para suportar a máxima carga na sua região central. No momento da aferição da máxima carga na sua região central, será incorporado a estrutura da ponte um bloco de madeira, de 10 cm de comprimento, 5 cm de largura, 5 cm de altura e um pino em “U”. Esta plataforma de carregamento (bloco de madeira) será colocada no centro da ponte e todas as cargas serão suspensas a partir do pino em “U”, utilizando um gancho em “S”. Deve haver um espaço diretamente abaixo do pino em “U” para permitir que as cargas sejam colocadas. Toda a carga será colocada por somente dois integrantes da equipe. Dados:

 Material : quantidade máxima de 1 kg de macarrão, tipo espaguete n. 8, a ser utilizada na construção da ponte e cola escolar branca (não é permitido utilizar de massa formada pelo macarrão triturado e misturado com a cola ou qualquer similar)

 Massa total da ponte: máximo permitido 1,3 kg;

 Dimensões da Ponte: largura mínima de 5 cm, comprimento máximo de 56 cm sendo que a ponte deverá contemplar dois pontos de apoio de vão livre de 50 cm, comprimento vertical da ponte (altura) do ponto mais alto da sua estrutura até o ponto mais baixo não poderá exceder 50 cm.

 Dimensões do bloco de madeira simulando um automóvel: largura de 5 cm, comprimento de 10 cm, altura de 5 cm.

Metodologia e Desenvolvimento

O projeto será desenvolvido em grupos de 8 alunos, que deverão ter igual participação no cumprimento de cada etapa da disciplina. O projeto consistirá em cinco etapas distintas e complementares, que só poderão ser realizadas após a conclusão de cada etapa anterior. O cumprimento de cada etapa do projeto deverá obedecer às regras e prazos específicos a cada uma das etapas. O envio de trabalhos deverá ser feito pelo site www.univagengenharia.info , onde, o líder de cada grupo deverá clicar no link “projetos”, preencher um formulário, anexar o arquivo correspondente a etapa desenvolvida, e enviar para a apreciação e atribuição de notas pelos

3

docentes orientadores (por exemplo, caso o grupo não entregue a primeira etapa em tempo hábil, não poderá prosseguir para a segunda etapa e assim sucessivamente). A disciplina terá nota única, composta pela soma das notas de cada etapa proposta. Cada uma das cinco etapas do projeto deverá ser desenvolvida da seguinte maneira:

1.O grupo deverá redigir duas pesquisas bibliográficas (no mínimo cinco páginas cada uma) sobre os temas:

 Tipos de Pontes existentes.

 Resistência do material utilizado (macarrão tipo espaguete n. 8 e cola branca)

Os arquivos das pesquisas deverão estar em formato PDF.

2.O grupo deverá elaborar um pré-projeto contendo os seguintes tópicos:

 Croqui da ponte com vista frontal e lateral.

 Descrição das etapas do projeto a ser desenvolvido pelo grupo (materiais e métodos a serem utilizados na construção da ponte, cronograma das atividades do grupo e planilha de custo).

O arquivo do pré-projeto deverá estar em formato PDF. 3.Construção e teste do sistema. O grupo deverá encaminhar fotos de cada etapa de montagem de seu equipamento (no mínimo cinco fotos), bem como, enviar o link de um vídeo postado no You Tube ( tempo máximo do vídeo cinco minutos, tempo mínimo do vídeo 3 minutos), mostrando os testes de funcionamento do equipamento, com uma breve explicação conceitual sobre o trabalho desenvolvido pelo grupo (Caso surjam sugestões de melhorias na concepção do projeto, por parte dos orientadores e do próprio grupo, as mesmas deverão ser feitas na próxima etapa). 4.Ajustes no projeto. Os grupos que realizarem ajustes no projeto deverão encaminhar novamente:

 Croqui da ponte com vista frontal e lateral com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com