TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista De Exercícios 1 De Adm. Estratégica

Artigo: Lista De Exercícios 1 De Adm. Estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  2.511 Palavras (11 Páginas)  •  1.130 Visualizações

Página 1 de 11

1) A diversidade cultural é uma dos aspectos relevantes a se avaliar na análise do ambiente externo e que culturas diferentes possuem valores diferentes. Interessado em investigar os diferentes sistemas de valores nacionais e de que forma eles interagem com os sistemas de valores organizacionais, Geert Hofstede realizou uma ampla pesquisa durante quinze anos, envolvendo 53 países, e argumentou: "uma desconsideração pelas outras culturas é um luxo a que somente os fortes podem-se dar... e até onde vão as teorias de administração, o relativismo cultural é uma idéia cuja era já chegou."

Sendo assim, é INCORRETO afirmar que:

A) as diferenças no caráter nacional podem ter impacto direto sobre as práticas e relacionamentos no trabalho.

B) considerando que as organizações desenvolvem suas próprias culturas e seus sistemas de valores predominantes, as subsidiárias estrangeiras de organizações multinacionais acabam por desenvolver uma cultura híbrida, refletindo a cultura organizacional internacional e a cultura nacional local.

C) o caráter nacional é unimodal, ou seja, todas as pessoas de um certo país têm necessariamente as características associadas àquela cultura, o que facilita a transferibílídade das práticas gerenciais.

D) estudos comparativos de diversas culturas em organizações semelhantes sugerem que os funcionários das diferentes sociedades podem ter expectativas bem diferentes sobre o trabalho e a satisfação que dele obtêm.

E) em multinacionais bem integradas com uma forte cultura pode-se verificar grande similaridade entre os seus membros, apesar de origens raciais diferentes.

2) 2.1)Philip KOTLER (1975), um dos defensores da utilização do Planejamento Estratégico, propõe o seguinte conceito: “O Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente”. A direção engloba os seguintes itens: âmbito de atuação, macropolíticas, políticas funcionais, filosofia de atuação, macroestratégia, estratégias funcionais, macro-objetivos, objetivos funcionais.

A Falso

B Verdadeiro

2.2)Há dúvidas sobre as diferenças entre Planos Estratégicos, Táticos e Operacionais. Russell ACKOFF (1966) esclarece que o Plano Tático é pertinente à organização como um todo, enquanto os Planos Estratégicos estão relacionados com as diversas áreas da organização. Por exemplo, um Plano Financeiro e um Plano de Marketing são Planos Estratégicos. Para operacionalizar os Planos Estratégicos, são preparados os Planos Operacionais, que orientam a alocação de recursos para cada parte dos Planos Táticos.

A Verdadeiro

B Falso

2.3) Com a estabilidade dos cenários econômicos no mundo, inclusive no Brasil, surgem alguns fatores positivos sobre os quais deverá se concentrar a atenção dos administradores. Questões como alto crescimento econômico, globalização, desregulamentação governamental, inflação, abundância de alguns recursos bem como a escassez de outros, custo do petróleo e protecionismo internacional deverão alertar as organizações para a utilização e aperfeiçoamento do Planejamento de Longo Prazo.

A Verdadeiro

B Falso

2.3) De acordo com o texto "Planejamento Estratégico dento do conceito de Administração Estratégica", para o conceito de Administração Estratégica:

I.São necessários indivíduos capacitados tanto na tarefa de planejar como de projetar o futuro. Requer-se executores que dominem ambas, tanto planejar como projetar o futuro.

II.É preciso tanto planejar quanto projetar o futuro para tornar uma empresa bem-sucedida.

A FF

B FV

C VF

D VV

2.4) I. Um bom planejamento estratégico não deve se envolver com questões menores, tais como objetivos, metas e desafios, qualitativos ou quantitativos para a entidade, que serão objeto de um detalhamento operacional do dia-a-dia.

II. A implantação da gestão estratégia numa organização pode, realmente, assegurar seu crescimento, continuidade e sobrevivência no longo prazo.

A FF

B VV

C FV

D VF

2.5) I. As transformações estratégicas devem ser realizadas por meio da contínua adequação das estratégias, da capacitação, da estrutura e da infra-estrutura física e logística da empresa ou entidade.

II. Uma boa metodologia de gestão estratégica deve dar ênfase, além de boa conceituação e formulação de estratégicas, na implementação das estratégias e dos planos de ação, sem descurar dos mecanismos formais de acompanhamento dos resultados e da eficácia das implantações.

A FF

B FV

C VF

D VV

2.6) Os principais aspectos do negócio que devem ser abordados num bom plano estratégico são os aspectos institucionais, comerciais, financeiros, tecnológicos, de informática, de capacitação e de motivação de recursos humanos da instituição.

A Falso

B Verdadeiro

2.7) É muito freqüente encontrarmos empresas e entidades onde seus dirigentes comungam de uma visão compartilhada, clara e explícita, do futuro do seu negócio ou atividade.

A Verdadeiro

B Falso

2.8) Empresas visionárias obtém retornos substancialmente maiores do que as demais empresass porque reconhecem que a maximizacao do lucro é a principal razao de sua existência.

A Verdadeiro

B Falso

3) Quem deve ser envolvido num processo de planejamento e de gestão estratégica?

I. Somente os controladores e proprietários da empresa, pois os assuntos estratégicos são sigilosos.

II. Somente os proprietários da empresa, pois os assuntos estratégicos são sigilosos.

III. Somente os consultores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com