TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LISTA ECONOMIA

Por:   •  5/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

Giovanna de Paula Oliveira 13.01753-5

ECONOMIA – QUESTÕES REFERENTES AO ARTIGO

  1. Indicar avanços e retrocessos no Brasil dos últimos anos.

Avanços: Nos últimos anos o Brasil teve grandes avanços no combate à pobreza (+ de 20 milhões de pessoas saíram da miséria), geração de empregos (mais de 15 milhões de empregos gerados), ascensão da classe C ao mercado de consumo (mais de 35 milhões) e avançou no controle das atividades interna e externa. A dívida líquida do governo diminuiu de 60% do PIB em 2002, para 34% em 2014. A dívida externa do setor público, neste mesmo período caiu de 13,3% para -17% (negativa, pois o Brasil tem reservas acumuladas de dólar).

Retrocessos: O Brasil ainda possui um dos piores padrões de distribuição de renda do planeta e mantém um ritmo, nos últimos 4 anos) de crescimento econômico muito baixo (aproximadamente 1,6%). Por conta do reajuste de preços públicos e da alta do dólar, a inflação no Brasil se encontra elevada. A taxa de emprego passou a apresentar queda, principalmente nos setores civil e automotivo.


2. Estratégia do governo para fazer frente á crise financeira de 2008.

A estratégia do governo foi estimular o mercado interno para se evitar uma recessão indesejada. No governo Dilma a estratégia foi lançar mão de uma política fiscal expansionista por meio do aumento de gastos públicos e desonerações fiscais que permitissem às empresas pagarem menos impostos e, assim, manter o nível de produção em emprego além de viabilizar os investimentos para atendimentos da demanda interna (pois a externa havia diminuído muito devido à crise fiscal europeia e americana).


3. Quais os problemas relacionados diretamente à política de juros do governo?

Aumentos de juros desaquecem a economia, represando poupança em títulos do governo. O investimento em produção cai, uma vez que o dinheiro se torna escasso e caro. O desemprego aumenta e consequentemente o consumo diminui, tornando cíclico o problema da queda de produção.


4. Porque é mito a estratégia de que juros reduz a inflação? 

Pois essa política promove um paradoxo conflito entre produção e rentismo, onde o próprio governo estimula os ganhos fáceis em detrimento dos ganhos com a produção e emprego.  


5. Quais os caminhos possíveis para superar o ambiente de crise?

Pode-se ajustar a política econômica para reduzir o custo do dinheiro (juros) e viabilizar os investimentos, adotar medidas de racionalização tributária, melhorar o ambiente de negócios e aumentar a produtividade do trabalhador. Por outro lado, pode-se adotar uma política restritiva que reduz a demanda agregada (corte de investimentos públicos, redução de benefícios sociais e limitação do aumento do salário mínimo), o que cria um circulo vicioso de estagnação, desemprego e queda de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com