TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista Sistemas Embarcados

Dissertações: Lista Sistemas Embarcados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  1.058 Visualizações

Página 1 de 5

1 - Dê exemplos de circuitos eletrônicos que são utilizados como mostradores de informações em sistemas embarcados.

Um display que tem por finalidade apresentar uma informação numa forma que possa ser lida por um operador.

2 - Que circuito eletrônico pode ser utilizado como entrada de informações alfanuméricas em um sistema embarcado?

Podemos ter displays simples que operam na forma digital como sequências de LEDs, displays que apresentam números (numéricos), e displays que apresentam também símbolos gráficos (letras e sinais) denominados alfa-numéricos semelhantes aos mostrados na figura.

3 - Por que em um teclado as chaves (push-bottom) são conectados em forma de matriz?

As chaves push bottom são conectadas em forma de matriz, para diminuir o espaço utilizado no circuito, fazendo com que o circuito seja mais barato.

4 - Qual a técnica utilizada para ler um teclado?

Nos teclados existe um processador que identifica as teclas pressionadas e converte essa informação em códigos de varredura para envio serial. Cada tecla gera dois sinais diferentes: um quando a tecla é pressionada e outro quando volta à posição original (é liberada).

5 - Como é feita a multiplexação de dígitos com display de LED´s de 7 segmentos?

Esta técnica interliga os segmentos de todos os displays, ativando separadamente o pino de catodo comum (CC) ou anodo comum (CA), de acordo com o tipo de display utilizado. Um software rodando no microcontrolador encarrega-se de varrer o display.

6 - Quais são os sinais de controle do display LCD HD4780? Qual a função de cada?

7 - Qual é o meio do sistema embarcado interagir com o mundo real?

Um sistema embarcado interage com o mundo real, recebendo sinais através de sensores e enviando sinais de saída para atuadores que de alguma forma manipulam o ambiente.

8 - Basicamente, o que um sensor faz?

São dispositivos eletroeletrônicos que tem a propriedade de transformar em sinal elétrico a transformação de uma grandeza física que está relacionada a uma ou mais propriedades do material de que é feito o sensor.

9 - E um atuador?

Atuador é um elemento que produz movimento, atendendo a comandos que podem ser manuais, elétricos ou mecânicos. Como exemplo, pode-se citar atuadores de movimento induzido por cilindros pneumáticos (pneumática) ou cilindros hidráulicos (Hidráulica) e motores (dispositivos rotativos com acionamento de diversas naturezas).

10 - Qual a função da microchave (microswitch)?

Microchaves são usadas, por exemplo, na engenharia de controle, na regulação da precisão de aparelhos, bem como em automóveis.

11- O que é um LDR? Como ele opera?

LDR (do inglês Light Dependent Resistor), Resistor Dependente de Luz ou Fotoresistência é um componente eletrônico passivo do tipo resistor variável, mais especificamente, é um resistor cuja resistência varia conforme a intensidade da luz que incide sobre ele. Tipicamente, à medida que a intensidade da luz aumenta, a sua resistência diminui.

12 - O que é um sensor óptico de objetos? Como funciona?

Os sensores óticos utilizam algum tipo de luz para detectar a presença (ou ausência) ou passagem de objetos. O tipo de luz utilizada pode ser o infravermelho, o laser ou ainda a luz convencional (mais raros).

O princípio básico de funcionamento dos sensores ópticos está em emitir uma luz e monitorar se essa luz é recebida recebê-la de volta.

13 - O que é um encoder? Qual a sua função?

Encoder, é um dispositivo eletromecânico que conta ou reproduz pulsos elétricos a partir do movimento rotacional de seu eixo. Pode ser definido também como um transdutor de posição angular.

Encoders ou geradores de Impulsos são equipamentos eletromecânicos, utilizados para conversão de movimentos rotativos ou deslocamentos lineares em impulsos elétricos de onda quadrada, que geram uma quantidade exata de impulsos por volta em uma distribuição perfeita dos pulsos ao longo dos 360 graus do giro do eixo.

14 - O que é um sensor ultrasônico?

Os sensores ultra-sônicos podem ser usados como dispositivos de detecção sem contato em muitas áreas da automação. Permitem detectar de forma precisa, flexível e confiável objetos de materiais, formas, cores e texturas diversos.

15 - Quais os níveis de tensão para uma entrada digital de microcontrolador ser considerada nível lógico 0? E nível lógico 1?

O nível lógico 'baixo', 'zero' ou 'low' é definido eletricamente por uma tensão de 0 a 0.8 volts. O nível lógico 'alto' ou 'high' é definido eletricamente por uma tensão entre 2 e 5 volts.

16

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com