TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista e analise toques terapêuticos

Tese: Lista e analise toques terapêuticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Tese  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 1

Elencar e analisar os toques terapêuticos.

O toque tem sido descrito como uma das mais importantes formas de comunicação humana. Além de transmitir sentimentos, pode contribuir para reduzir o medo e a ansiedade do outro, proporcionando bem estar físico e psicológico.

Toque instrumental - é o contato físico deliberado, necessário para o desempenho de uma tarefa específica, tal como: administrar uma medicação ou fazer um curativo.

Toque afetivo ou expressivo - é o contato relativamente espontâneo, não necessariamente relacionado a uma tarefa física, que transmite sentimentos conscientes ou não.

Toque terapêutico - que baseia-se no princípio fundamental de que há uma energia universal, vital, que mantém todos os organismos vivos.

Tipos de toques terapêuticos

Os recursos de tratamento fisioterápico variam conforme o objetivo (tratamento analgésico, anti-inflamatório, diagnóstico, hipertrofia muscular, etc.).São avaliados as condições do paciente e estágio em que a lesão se encontra, e podem ser classificados principalmente em:

Terapia manual

Massoterapia

Cinesioterapia

Fisioterapia Manipulativa

Microfisioterapia

Mioterapia

Terapia Biocranial

Terapia Manual : Uma combinação de técnicas de massagens, terapias manuais e aparelhos fisioterápicos, direcionados conforme a necessidade, seja ela terapêutica, preventiva ou relaxante.

Indicada para dores musculares, dores crônicas, dores de cabeça, fibromialgias, contraturas, estiramentos, tendinites, entre outros problemas, a técnica diminui e elimina as sobrecargas corporais acumuladas em nosso dia a dia, produz relaxamento corporal, diminui o stress e trata as lesões.

Massoterapia: A massoterapia, como o nome sugere, consiste no tratamento ou terapia através de massagens e pode ser aplicada a diferentes partes do corpo ou de forma contínua em todo o corpo, para aliviar o stress e a tensão, diminuir as dores musculares, controlar a dor, eliminar traumas físicos, melhorar a circulação sanguínea e flexibilidade, promover a saúde e bem-estar e também melhorar a qualidade de vida.

Cinesioterapia: A cinesioterapia é definida etimologicamente como a arte de curar, utilizando todas as técnicas do movimento. Licht (1965) definiu exercício terapêutico como “movimento do corpo ou das partes corporais para alívio de sintomas ou melhorar a função”.

Fisioterapia Manipulativo: É um especialista que atua, essencialmente através de técnicas manuais, no campo da fisioterapia neuro-músculo-esquelético

Fisioterapeuta manipulativo combina a prática clínica manual com os avanços científicos que lhe dão a habilidade na avaliação, precisão no diagnóstico e eficácia no tratamento das condições que afetam os sistemas neuro-músculo-esqueléticos.

Microfisioterapia: é uma técnica de terapia manual que consiste em identificar a causa primária de uma doença ou sintoma e estimular a auto-cura do organismo, para que o corpo reconheça o agressor (antígeno) e inicie o processo de eliminação.

Essa agressão primária deixou traços (cicatrizes) que atrapalham

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com