TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro De Receitas

Dissertações: Livro De Receitas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  5.654 Palavras (23 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 23

LIVRO DE RECEITAS

Material pesquisado e organizado pelos os alunos da 2ª etapa do ciclo II, das turmas 1, 2, 3 da Escola M. Cel. Durival Britto e Silva no ano de 2008.

Trabalho realizado com o auxilio das professoras Izabel |Cristina, Osana e Selena e do estagiário Pedro.

Alunos responsáveis pelo material:

• 3ª 1

Alesandra

Alisson

Bruno

Dandara

Laura

Felipe

• 3ª 2

Bruna

Gabriele

Greiciele

Izabelle

Keity

Letícia

• 3ª 3

Amanda

Ane

Izabelle

Maiara

Maria Eduarda

Thais

LIVRO DE RECEITA:

CULINÁRIA: -

A culinária brasileira é fruto de vários ingredientes, europeu, indígenas e africanos. A primeira agricultura européia no Brasil foi baseada no conhecimento prático dos índios, seguindo-lhes os métodos e apenas introduzindo novas plantas e os animais domésticos.

Influências dos Índios:

No Brasil indígena, bem antes da chegada dos Portugueses, já se conheciam inúmeros produtos cultivados para a alimentação, para produção de bebidas, e condimentos, entre eles o milho, mandioca (para fazer farinha) e aipim. Diversas frutas eram utilizadas na alimentação e preparos de bebidas como o cajú (que era a base da bebida alucinógeno conhecida como Cauim), além da caça, pesca, e sem dúvidas uma das maiores contribuições dos indígenas na nossa alimentação foram os produtos derivados da mandioca: Farinha de mandioca (um dos produtos mais consumidos no País que se agregou aos pratos de origem africana e portugueses como indispensável ingrediente nos pirões ( já que em Portugal não se conhecia a farinha e os pirões eram feitos de miolo de pães), a Tapioca ( muito utilizada para fazer Beiju, mingau, produtos também de origem da culinária indígena ).

Influências Européias:

Os europeus, principalmente os portugueses, contribuíram com diversos tipos de alimento para a formação da culinária, principalmente por serem os maiores conhecedores das técnicas da agricultura e criação de animais para servirem de alimentação e foi deles que se herdou o costume de ingerir carne como de boi, carneiro, porco e bode. Também contribuíram muito com todos os sub-produtos oriundos de criação de animais, como o leite, a fabricação de queijo, requeijão, embutidos e defumados. Outra contribuição marcante é na fabricação de bebidas como o licor, fabricação de doces, conservas, dentre outros produtos.

Influências Africanas:

Os Africanos quando foram trazidos para o Brasil, já eram dotados de um a vasta sabedoria na Culinária, alguns dos produtos que podemos destacar como marcantes na influência da culinária brasileira, o azeite de dendê, é sem dúvida uma das maiores contribuições para a comida brasileira e indispensável em inúmeros Pratos Típicos do Brasil tanto diretamente como indiretamente na confecção deles. Pratos tipicamente brasileiros como a feijoada fruto da adaptação do negro as condições adversas da escravidão que com sobras de carnes juntamente com a sabedoria da culinária africana, já que vários foram os povos africanos que foram trazidos ao Brasil, daí vários conhecimentos culinários, adaptaram-se aquela situação resultando num dos pratos típicos mais apreciados em todo o País. Na Culinária Africana não podemos deixar de mencionar a utilização de frutos do mar, como parte da alimentação.

ÍNDIOS:

Eram abundantes o número de frutos consumidos pelos indígenas entre eles: os araçás, as goiabas, os cajús, as pupunhas, o mamão, os joambos (como ameixas brancas), o uti (fruta comprida gostosa de comer), o ubacropaci (semelhante ao pêssego), a mangaba, o pinhão, o ananás, o açaí, o muruxi, o melão, o bacuri, o abricó, a jaboticaba, as castanhas do Pará.

Um alimento também muito apreciado pelos indígenas era o mel que usavam e abusavam a valer, ora misturado com água formando o hidromel, ora puro, saboreado no próprio casulo.

PEIXE COM BANANA VERDE RALADA

INGREDIENTES:

• peixe

• banana verde

MODO DE FAZER:

Limpa-se o peixe, que em seguida deve ser cortado em pedaços. Coloca-se o peixe em uma panela com água para ferver já com o sal. Enquanto cozinha, rala-se a banana. Quando o peixe estiver cozido, coloca-se a banana ralada aos poucos, mexendo sempre. Deixa-se a banana cozinhando até engrossar o caldo.

CALDEIRADA DE TUCUNARÉ.

O Tucunaré é um peixe de escamas, com coloração prateada carregada de pigmentos sépia no dorso, nadadeira dorsal escura com manchas circulares amarelo esbranquiçado, e um ocelo ("olho") negro margeado de amarelo na nadadeira caudal. Tem carne compacta e saborosa, de coloração rósea. Pode atingir 70cm de comprimento.

O Tambaqui (de porte maior que o tucunaré, apesar das fotos), também um peixe de escamas, e tido por muitos como mais saboroso que o Tucunaré, também pode ser usado neste prato, preparando-se do mesmo modo.

INGREDIENTES:

• 4 Tucunarés médios

• Suco de 2 limões

• 2 maços de cheiro-verde picados

• 3 cebolas médias picadas (não muito miúda)

• 1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com