TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro Didático- Gestão Participativa

Pesquisas Acadêmicas: Livro Didático- Gestão Participativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 6

Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE- formação pela escola

Ismair Bento

Regiane Alves

Rosinéia Vieira Magewsck

LIVRO DIDÁTICO: GESTÃO PARTICIPATIVA NA ESCOLA PRINCESA ISABEL

Tutora: Alexandra Aparecida Rech

São Miguel do Guaporé-RO

Agosto/2014

Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE- formação pela escola

Ismair Bento

Regiane Alves

Rosinéia Vieira Magewsck

LIVRO DIDÁTICO: GESTÃO PARTICIPATIVA NA ESCOLA PRINCESA ISABEL

Trabalho final de conclusão do Curso Programas do Livro no âmbito do Programa Formação pela Escola.

Tutora: Alexandra Aparecida Rech

São Miguel do Guaporé-RO

Agosto/2014

LIVRO DIDÁTICO: GESTÃO PARTICIPATIVA NA ESCOLA PRINCESA ISABEL

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa abordar os direitos e deveres do estado e dos cidadãos em relação ao livro didático, sua importância na vida dos professores e alunos, conscientizar os pais e alunos a conservarem e devolverem o material didático no final do ano letivo para que ele possa beneficiar outros alunos no ano subsequente e apontar os pontos positivos e negativos concernentes a gestão dos livros nas escolas.

O projeto foi elaborado através de uma pesquisa de campo realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Princesa Isabel (E.E.E.F.M.P. I), localizada na Rua Noroeste, n° 2200, Bairro Centro, no Município de São Miguel do Guaporé- RO. O objetivo foi obter informações a cerca dos Programas do Livro, a fim de se descobrir os pontos positivos e negativos que o mesmo possui nessa unidade escolar. Elaboramos um questionário com perguntas para entrevistarmos os bibliotecários Manoel Felix e Antônio Paulo. Os mesmos nos concederam todas as informações que precisávamos para elaborar o trabalho.

DESENVOLVIMENTO

Os Programas do Livro (PLI) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores, por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. Além de ter como objetivo geral contribuir para a melhoria da qualidade da educação, democratizar o acesso às fontes de informação e cultura, fomentar a leitura e o estímulo à atitude investigativa dos alunos, o objetivo espe¬cífico do Programa é prover as escolas públicas de educação infantil, ensino fundamental e médio com livros didáticos e acervos de obras literárias, obras complementares e dicioná¬rios.

Existem vários programas que integram as ações implementadas pelo FNDE que proporcionam a construção do conhecimento pelo incentivo à leitura, visando à formação cidadã. As ações dos Programas do Livro são: Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos (PNLD-EJA), Pro¬grama Nacional do Livro Didático para a Educação do Campo (PNLD-Campo) e Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE).

O atendimento é efetuado aos alunos matriculados na Educação Básica pública desde que as escolas tenham ade¬rido oficialmente ao PNLD e estejam cadastradas no Censo Escolar, e tenham declarado todas as informações solicita¬das, principalmente do número de alunos por série. Anualmente, as escolas públicas devem preencher o Censo Escolar, mantendo as informações atualizadas. Os dados referentes às matriculas (por série e segmento) são muito importantes para o FNDE, pois é com base neles que são distribuídos os recursos do PDDE, Pnae, Fundeb, Pnate e também os livros didáticos.

O livro didático é um livro de caráter pedagógico, de uso individual do aluno, que favorece o processo de ensino-aprendizagem. Desenvolvido de acordo com as discipli¬nas previstas no Currículo Escolar, e seus conhecimentos significativos, no Brasil é distribuído gratuitamente aos alunos matriculados em escolas públicas de educação básica e declarados no Censo Escolar.

Cada aluno do ensino fundamental tem direito a um exemplar das disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia, que serão estudadas durante o ano letivo. Além desses livros, os estudantes do primeiro ano recebem uma cartilha de alfabetização. No ensino médio, cada estudante recebe um exemplar das disciplinas de português, matemática, história, geografia, física, biologia e química. A partir de 2011, começou a receber, também, um livro de inglês e um de espanhol.

O primeiro ponto negativo que detectamos nesse programa, com base na pesquisa realizada na biblioteca de escola Princesa Isabel, consiste no fato de os livros didáticos não serem o suficiente para os alunos do ensino fundamental II. Os bibliotecários explicaram que nos três anos de validade dos livros vem uma remessa a cada ano. No primeiro ano vem um pouco de livro, no segundo vem mais uma pequena quantidade e já no terceiro ano vem uma maior quantidade, porém é o último ano de validade do livro didático.

Como uma grande realidade, os alunos da escola Princesa Isabel, do Ensino Fundamental II, possuem acesso ao livro didático somente quando estão na escola e só podem utilizá-los quando estão nas aulas. Terminando a aula, os livros têm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com