TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livros De Escrituração Obrigatória E Outras Determinações Legais.

Ensaios: Livros De Escrituração Obrigatória E Outras Determinações Legais.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  2.351 Palavras (10 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 10

1.0 Plano de Contas

O Plano de Contas é o principal Instrumento de trabalho do contador e sem ele não existe a possibilidade de efetuar Lançamentos Contábeis. Sua organização deve seguir um padrão e uma sequência estabelecida na Legislação, suas especificações devem estar de acordo com o tipo, porte e ramo de atuação da empresa.

Serve para organizar a forma de como o leitor verá as contas da empresa (no balanço) amplia o nível de detalhamento até um nível que seja útil para o gestor. Exemplo de plano de contas Sintético (não muito detalhado);

CONTA NOME

4.1.1.001 Despesa com pessoal

4.1.1.002 Despesas administrativas

4.1.1.003 Despesas com comunicação

4.1.1.004 Despesas com ocupação

Exemplo de plano de contas Analítico (mais detalhado)

CONTA NOME

4.1.1.001 Despesa com pessoal

4.1.1.001.0001 Salários

4.1.1.001.0002 Férias

Etc. 13 Salário

Exemplo de contas Por Centos de Resultado

CONTA NOME

4.1.1 Produto A

4.1.1.001 Despesa com pessoal

4.1.1001.0001 Salários

4.1.1.001.0002 Férias

4.1.1.001.0003 13 Salário

4.1.2 Produto B

4.1.1.001 Despesa com pessoal

4.1.1.001.0001 Salários

4.1.1.001.0002 Férias

4.1.1.001.0003 13 Salário

1.2 Importâncias da Estruturação do plano de contas

A estruturação do plano de contas atende as necessidades de registros dos fatos administrativos de forma a possibilitar a construção dos principais relatórios contábeis a atender a todos os usuários da informação contábeis. É criada antes do uso das contas e consiste na definição da melhor maneira de organizar os dados para facilitar o trato com as informações contábeis.

É o plano de contas que da origem aos demais registros contábeis, um serviço de contabilidade de qualidade passa necessariamente pela elaboração de um plano de contas especifico, que reflita a realidade contábil da instituição de forma clara e precisa.

Essas contas são devidamente alocadas no Plano de Contas que serão utilizados na contabilidade. Para a Contabilidade, as unidades representam as contas de Primeiro Grau. Para cada unidade adicionamos um numero correspondente a um Segundo Grau de contas do Ativo, o Circulante Não Circulante.

UNIDADE GRUPO DE CONTAS

1 ATIVO

2 PASSIVO

3 RECEITAS E DAS DEDUÇÕES DAS RECEITAS

4 DEDUTIVAS NO RESULTADO (CUSTOS, DESPESAS ETC)

1.3 Propostas de um Plano de Conta Simplificada

1.4 Métodos das Partidas Dobradas e Simples

O método das partidas dobradas desenvolvido por Luca Pacioli é o sistema padrão usado em organizações para registrar transações financeiras. O método consiste no fato de que para qualquer operação, há um, de vários registros “A’ débito em umas das contas ou vários outros registros “A” créditos, em ouras contas, de tal sorte que o total dos lançamentos a débitos é sempre igual ao total dos lançamentos a créditos correspondentes. Não há débitos sem creditos correspondentes.

O método das partidas dobradas é considerado o mais utilizado e universalmente aceito.

Cada transação financeira é registrada na forma de entradas em pelos menos duas contas nas quais o total de Débito deve ser igual ao total de Créditos. Esse método representa um registro patrimonial ou de “algo que vai simultaneamente a outro algo que vem”, são lançamentos de Débitos e Créditos, ou de haver e dever de igual valor.

Os métodos das Partidas Simples consistem em descriminar os lançamentos contábeis apenas um débito ou apenas um crédito. O lançamento quando é realizado em venda é considerado Entrada de dinheiro (Debito o Caixa), compra de mercadoria lançada como Saída de dinheiro (Credito o Caixa), empréstimo realizado, lança uma divida (Credita o Banco), venda à prazo, lança como valor à receber (Debita a Identidade).

1.5 Escrituração Contábil

O contador realiza, diariamente, os Registros Contábeis, os lançamentos, e a isso chamamos Escrituração Contábil. Esta representação, ma forma de letras “T” passou a chamar-se de Razonete, Razonete T ou ainda Conta T. Devemos considerar estas fichas de registros, títulos de ilustração, como se estivessem grafadas numa folha de papel, em duas colunas.

Na coluna da esquerda colocam se valores “que aumentam” e na outra “que diminuem” o saldo. Por ser tratar de uma Conta de Ativo coloca-se os aumentos do lado esquerdo,pois o Ativo, por convenção, esta no lado esquerdo e, nesse caso, as diminuições ficam no lado direito:

Conta de Ativo

(+) (-)

aumenta dimimui

Ao contrario, por se tratar de uma Conta de Passivo ou direito, pois o Passivo e o Pl estão do lado direito e, nesse caso, as diminuições ficam no lado esquerdo:

Conta de Passivo

(-) (+)

diminui aumenta

Nestes termos, o saldo de conta é a diferença entre o lado esquerdo e o lado direito das contas. Disso resulta que as Contas com Saldos Devedores normalmente são classificados no Ativo e as Contas com Saldo dos Credores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com