TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística No Setor público - Educação

Casos: Logística No Setor público - Educação. Pesquise 793.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

Usarei como exemplo, a vivência no Estágio Supervisionado Obrigatório, que estou realizando em uma Escola da Rede Municipal de Paulista.

Observo que uma Escola Pública utiliza da Gestão da Logística na aquisição de merenda, livros, fardamentos, materiais esportivos e de papelaria, entre outros. Logo no início de nosso Livro Texto temos um exemplo de logística em uma Escola, referindo-se a gestão de logística da merenda escolar (bem fiel ao cotidiano da escola), por isso não irei mencionar este mesmo ponto em meu exemplo.

Abordarei o processo gestão de Logística dos livros didáticos. São os diretores e coordenadores que dão o norteamento e orientação aos docentes para a escolha dos livros (eles escolhem entre os títulos que o Ministério da Educação, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, pré-seleciona). É de extrema importância que o Diretor da Escola faça o pedido da quantidade de livros de acordo com o número de alunos para que não falte nem sobre livros. Muitas vezes quando falta livro, os diretores precisam entrar em contato com outras escolas que tiveram sobras e fazer e tentar fazer uma permuta de livros e assim, não deixar nenhum aluno sem livro e nem deixar livros sobrando (sem uso) na instituição escolar.

Os diretores recebem os exemplares (na quantidade solicitada e em data marcada pelo MEC), distribuem para as turmas (um exemplar de cada área), fazem a orientação para as famílias e alunos (orientação de como conservar, utilizar e da necessidade de devolver no fim do período letivo). Quando os livros são devolvidos no final do ano, eles são catalogados por ano e por disciplina, para que facilite a distribuição no ano seguinte. Depois de certo tempo, os livros não são mais utilizados e as escolas precisam encontrar meios de usar estes livros, para que eles não fiquem encostados e empoeirados (sem uso) esse processo de descarte é bem interessante. A escola (que estou tendo como base), utiliza estes livros (que seriam descartados), como material de suporte e apoio aos professores e alunos. Eles os utilizam num cantinho de leitura e como apoio para as atividades de casa e de classe dos alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com