TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logica Classica

Pesquisas Acadêmicas: Logica Classica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho de silogismo – lógica classica

Silogismos /anonimo.

FALÁCIAS NÃO-FORMAIS

O estudo das falácias está voltado para a identificação de erros no raciocínio ou na argumentação.Mais especificamente naqueles raciocínios ou argumentos que, embora incorretos, podem ser psicologicamente persuasivos.Falácias não-formais são aquelas que não são identificadas com a utilização de padrões para validação de inferências.

Falácias não-formais podem ser divididas em:

• falácias de relevância

• e falácias de ambigüidade.

FALÁCIAS DE RELEVÂNCIA

Raciocínios cujas premissas são logicamente irrelevantes para as suas conclusões. Portanto são incapazes de estabelecer a verdade dessas conclusões.

1-RECURSO À FORÇA (Argumentum ad Baculum).Usar a força ou ameaça de força para provocar a aceitação de uma conclusão.Ex.: Todos os deputados governistas devem ser a favor da aprovação das reformas, pois, caso contrário, serão expulsos do partido.

2- RECURSO À OFENSA (Argumentum ad Hominem).Derrubar ou refutar a verdade de uma afirmação através da colocação de que quem afirma não é uma pessoa honrada ou de bom caráter.Ex.: O que o ACM diz é mentira, pois ele fraudou diversas vezes as votações no Congresso Nacional.

3- RECURSO À CIRCUNSTÂNCIA (Argumentum ad Hominem).

Impor uma verdade em função da posição política, religiosa, sexual, profissional etc, de quem está sendo contestado.

Ex.: O que o ACM diz é mentira, pois ele fraudou diversas votações no Congresso Nacional.

4- RECURSO À IGNORÂNCIA (Argumentum ad Ignorantiam).Provar que uma proposição é verdadeira simplesmente porque ainda não se provou sua falsidade. Ex.:Existem fantasmas porque ainda não se provou a existência deles. Ex.:Todo homem é inocente até que se prove o contrário.(válido nos tribunais)

5- APELO À PIEDADE (Argumentum ad Misericordiam).Apelar à piedade e compaixão para que um argumento seja aceito como válido. Ex.: Ele pode estacionar sobre a calçada porque é paraplégico. Ex.: Ele pode ingressar numa faculdade com notas inferiores às dos outros porque é negro.

6- APELO À POPULARIDADE (Argumentum ad Populum).Tentativa de ganhar a concordância popular despertando paixões e entusiasmos da multidão com o uso de elementos que atraem o interesse da maioria Ex:Contratar um cantor famoso, e sabidamente consumidor contumaz de cerveja, para protagonizar anúncios de lançamento de uma nova marca da bebida.

Ex: O uso, por um político, do argumento de que vai ser um bom governante porque aumentará o salário mínimo.

6- APELO À POPULARIDADE (Argumentum ad Populum).

Tentativa de ganhar a concordância popular despertando paixões e entusiasmos da multidão com o uso de elementos que atraem o interesse da maioria.

Ex:Contratar um cantor famoso, e sabidamente consumidor contumaz de cerveja, para protagonizar anúncios de lançamento de uma nova marca da bebida.

Ex: O uso, por um político, do argumento de que vai ser um bom governante porque aumentará o salário mínimo.

7- APELO À AUTORIDADE (Argumentum ad Verecundiam).

Concluir sobre uma proposição porque foi dita por uma pessoa considerada autoridade no assunto.

Ex:Depoimento de um perito em um julgamento.

8- ACIDENTE

Aplicar uma regra geral a um caso particular, cujas circunstâncias acidentais a tornam inaplicável.

Ex.: Os apontadores do jogo do bicho se encontram sempre nas vias públicas de grande movimento, sentados, e de bloco de anotações em punho. Aquele homem sentado em frente ao bar está escrevendo em um bloco e, portanto deve ser detido por contravenção.

Ex.:Aquele deputado estava presente à convenção daquele partido que apóia as reformas do governo, logo ele não pode ser digno de confiança por parte dos que são contra essas novas medidas.

9- ACIDENTE CONVERTIDO Com base na observância de um caso isolado ou particular, querer que todos os casos de mesmo tipo sejam tratados de mesmo modo.Ex.:Algumas casas que promovem jogos de bingo não estão cumprindo com a legislação em vigor. Torna-se então insustentável a continuação da permissividade da exploração dos jogos de bingo em todo território nacional. Ex.: Na esquina da rua onde moro pode-se jogar, a qualquer tempo, no bicho sem qualquer risco de constrangimento legal. Obviamente que isso é uma prova cabal da total observância, que tal modalidade de jogo possui, em relação às leis vigentes no Brasil.

10- FALSA CAUSA Tomar como causa de um efeito algo que não seja sua causa real. Concluir que um acontecimento é causa de outro pelo simples fato de ter ocorrido anteriormente.Ex.: Os estudantes que se formam com menos de 22 anos de idade são mais inteligentes que os outros.Ex.:A Ford é a melhor fabricante de automóveis porque foi a pioneira na fabricação em série.

11- PETIÇÃO DE PRINCÍPIO Tentar estabelecer a verdade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com