TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logisitica Internacional

Trabalho Universitário: Logisitica Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  1.666 Palavras (7 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 7

Humberto Felipe da Silva - O curso foi pensado e discutido com representantes de empresas da região para refletir a demanda do mercado local e nacional. O curso é integralizado em dois anos, estando estruturado em quatro módulos que oferecem certificações intermediárias. Ou seja, a cada módulo concluído o aluno poderá receber uma certificação intermediária. Assim, receberá certificados de Auxiliar de Logística, Assistente de Compras, Assistente de Logística e por fim, ao completar os quarto módulos semestrais, a certificação de Tecnólogo em Logística.

LNF - Quais as principais diferenças entre a graduação tradicional e a graduação tecnológica em logística?

HS - Tecnicamente não há diferença nos cursos superiores, independente da duração. Por questões meramente técnicas e de conteúdo abrangido é que se define a duração de um curso superior. Existem cursos de dois anos, três, quatro, ou mais, mas todos eles oferecem as mesmas vantagens profissionais. Todos permitem que o formando continue seu processo de formação pós-universitária. Portanto, nos dois casos, seja nos cursos de curta duração e nos de longa duração, o aluno pode fazer pós-graduação, seja MBA, mestrado e doutorado ou outro qualquer. No caso específico dos cursos superiores de tecnologia, o que o torna diferente dos demais cursos superiores é o fato ter um viés mais prático na área de atuação. É só esta a diferença.

LNF - Qual o perfil profissional desta área?

HS - O profissional de logística precisa ter conhecimentos técnicos específicos da área, não apenas da cadeia de fornecimento, mas também ter conhecimentos de tecnologia da informação, habilidades comportamentais e conhecimento de gestão empresarial. Ele precisa entender como as empresas funcionam e de que forma ocorre o processo de produção e distribuição. Ou seja, como a empresa produz e como ela consegue fazer com que o produto chegue até o consumidor. São também necessárias outras características como: capacidade de organização, visão de projeto, responsabilidade, raciocínio rápido, facilidade de coordenação de equipes, habilidade com números, habilidade para resolver situações adversas, paciência, método, habilidade para lidar com as pessoas e agilidade.

LNF - Quais são as áreas de atuação profissional?

HS - As principais áreas em que o profissional de logística pode atuar são:

Logística Empresarial: área da logística que visa prover melhor nível de rentabilidade na distribuição, através de planejamento e controle no fluxo dos produtos;

Supply Chain Management: (gerenciamento de cadeia de suprimentos) integração dos processos do negócio até o usuário final;

Logística Internacional: analisa as especificidades do comércio internacional e avalia as condições de transportes e distribuição, além de analisar a rentabilidade;

Logística e marketing: área que visa enquadrar a logística nas estratégias de marketing;

Business Process Redesign: analisa o controle dos riscos e informações dos processos de negócios;

Projetos de embalagens: projeção de embalagens seguindo os conceitos da logística;

Simulação de operações: explora o uso da Tecnologia da Informação, através de simulações que visam melhorias;

Sistema de previsão de demanda: previsão de demanda para auxílio na tomada de decisões logísticas;

Desenvolvimento de Softwares de apoio logístico: serviços logísticos baseados em compartilhamento das informações;

Assessoria em terceirização: assessoria estratégica na contratação de prestadores de serviços logísticos.

LNF - Como está o mercado para o profissional tecnólogo em logística?

HS - A logística é uma das áreas que tem experimentado um dos mais expressivos crescimentos no mundo todo. Graças à logística, é possível adquirir um produto e recebê-lo em dois ou três dias após o pagamento, mesmo em cidades mais distantes. É a logística a responsável pela facilidade de importar e exportar produtos dos mais diferentes tipos como uma máquina pesada ou mesmo um bolo para festas ou rosas. No Brasil especificamente, estamos atravessando o que os especialistas chamam de apagão logístico. A infraestrutura viária (estradas, por exemplo) é deficiente. A expansão dos negócios e a infraestrutura deficiente exigem que as empresas invistam maciçamente em logística sob pena de perderem competitividade. Neste ambiente o profissional de logística tornou-se imprescindível, ou seja, sem pessoal competente na área, as empresas não conseguem colocar o produto nas mãos do consumidor na hora em que ele necessita.

LNF - Quais são as principais tendências, as áreas em evidência deste mercado?

HS - Atualmente todas as áreas da logística estão com carência de profissionais de modo que não é possível apontar uma área específica.

LNF - Quais são os maiores desafios desta profissão?

HS - O Brasil precisa urgentemente modernizar suas estradas, promover a recuperação de seus portos e ampliar a infraestrutura aeroportuária, pois as empresas nacionais já há muito estão perdendo competitividade. Não por que elas sejam incompetentes, mas por que é muito caro, difícil e emperrada a infraestrutura para o escoamento da produção, ou seja, levar os produtos ao destino final. Além disso, sofremos com o roubo de cargas e caminhões que ocorrem em número muito elevado quando comparado a outros países, inclusive com outros países da América Latina. Esses são fatores que se tornam grandes desafios para o profissional de logística, afinal cabe a eles buscar formas de compensar as deficiências estruturais do Brasil.

LNF - Quais devem ser os critérios para escolher uma instituição de ensino para a graduação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com