TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Aplicada

Exames: Logistica Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 3

Logistica e Distribuição

Conforme Ronald H. Ballou (Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física/ Ronald H. Ballou; tradução Hugo T. Y. Yoshizaki. – São Paulo: Atlas, 1993), O transporte representa o elemento mais importante do custo logístico na maior parte das firmas. O frete costuma absorver dois terços do gasto logístico e entre 9 e 10% do produto nacional bruto para a economia americana como um todo. Por esta razão, o especialista em logística deve ter bom conhecimento deste tema.

...Basta comparar as economias de uma nação desenvolvida e de outra em desenvolvimento para enxergar o papel do transporte na criação de alto nível de atividade na economia.

...Quando não existe um bom sistema de transporte, a extensão do mercado fica limitada às cercanias do local de produção. A menos que os custos de produção sejam muito menores que num segundo ponto de produção, a ponto de a diferença desses custos contrabalançar os custos de transporte para servir o segundo mercado, não há grande margem para a competição de mercado ocorrer. Entretanto, com melhores serviços de transporte, os custos de produtos postos em mercados mais distantes podem ser competitivos com aqueles de outros produtores que vendem nos mesmos mercados.

Além de encorajar a concorrência direta, transporte mais barato também incentiva uma forma indireta de competição, pois torna disponíveis ao mercado bens que normalmente não viriam.

Conforme José Vicente e Ricardo Silveira em (Gestão logística do transporte de cargas/ José Vicente Caixeta-Filho, Ricardo Silveira Martins (organizadores).-1. Ed. – 10. Reimpr. – São Paulo:Atlas, 2012), A partir de Aschauer (1989) e Barro (1990), tem-se desenvolvido uma literatura especializada que enfoca as relações entre infraestrutura e crescimento econômico. Alguns estudos procuraram mensurar is efeitos do investimento público sobre o produto e a produtividade total dos fatores. Aschauer estimou que, na economia americana, um aumento de 1% no nível do capital público implica um incremento entre 0,35 a 0,49% na produtividade dos fatores, enquanto a elasticidade do produto encontra-se entre 0,36 e 0,39%. Easterly e Rebelo (1993), por outro lado, mostram que o investimento em transporte e comunicação parece estar consistentemente correlacionado com crescimento e possui coeficiente elevado e que não há evidencias de crowding out entre investimento publico em infraestrutura e investimento privado.

...Percebe-se que o transporte tem papel vital naqueles elementos considerados prioritários em políticas para o desenvolvimento: exploração de recursos, divisão do trabalho, aumento do valor da terra e produção em larga escala.

...Segundo Savage (1959), uma parte das perdas de receita do sistema ferroviário inglês é atribuída às mudanças estruturais da economia e aos efeitos depressivos de guerras. Contudo, a causa fundamental é o fato de o transporte rodoviário ser mais eficiente e de menos custo.

...Em parte, a perda de competitividade das ferrovias pode ser também atribuída às modificações nas técnicas de produção. Segundo Ratton Neto (1993), as modernas técnicas de produção buscam minimizar, em todos os níveis, o tempo de deslocamento dispendido entre o produtor e o consumidor final, evitando, dessa maneira, formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com