TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Aplicada

Trabalho Universitário: Logística Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  1.293 Visualizações

Página 1 de 5

Portfólio 02

A importância da Cadeia de Suprimentos para estratégia logística

Questões:

1. Quais foram os pontos primordiais para que o Wal-Mart ganhasse o mercado do seu concorrente?

Os pontos primordiais foram todos os investimentos milionários que o fundador da Wal – Mart fez em relação à tecnologia logística, bem como sistema computadorizado global que ligava cada caixa registradora à sede da corporação, o que garantia, entre vários benefícios, a reposição imediata dos estoques. O fundador da Wal – Mart Walton também investiu pesado em caminhões e modernos centros de distribuição. Além de aperfeiçoar seu controle da cadeia de suprimentos, esses movimentos reduziram acentuadamente os custos. Ao longo da história, o foco nas questões logísticas é a arma que permite o Wal-Mart manter seus preços mais baixos e seus clientes mais satisfeitos, quase sempre retomando, por tudo isso, às suas lojas. Com o planejamento estratégico correto para a sua operação hoje, o Wal-Mart é quase seis vezes maior que a Kmart.

2. A estratégia de gestão da cadeia de suprimentos do Wal-Mart agregou valor aos seus clientes? Por quê?

Os sistemas de distribuição incrivelmente sofisticados, estoque e digitalização da Wal – Mart significavam, que os clientes dificilmente se deparariam com gôndolas vazias ou demora na verificação preços.

Com os sistemas de ultima geração a Wal – Mart reduzindo os custos, apostando em que os preços seriam o mais importante dos fatores para a atração dos clientes. Ao longo da história, o foco nas questões logísticas é a arma que permite à Wal-Mart manter seus preços mais baixos e seus clientes mais satisfeitos, quase sempre retomando, por tudo isso, às suas lojas.

O que todo cliente sempre deseja é preço baixo, bom atendimento e qualidade, ingredientes do sucesso da rede Wal-Mart.

3. Em que ponto os executivos do Kmart falharam? Em sua opinião quais estratégias deveriam ter adotado para não perder o mercado? Justifique.

Os executivos da Kmart focaram muito no marketing e merchandising, recorrendo até à estrelas de Hollyood, e não investiram nada em tecnologia logística para conseguir reduzir os custos de seus produtos e serem mais competitivos.

Os executivos do Kmart falharam em diversos aspectos, como, falta de um planejamento estratégico correto em relação à logística e cadeia de suprimentos, falta de mão de obra especializada, ou seja, funcionários sem treinamento e habilidades necessárias para um planejamento e controle adequado dos estoques, os caixas da Kmart muitas vezes não tinham informação atualizada e liam de forma errada os códigos dos produtos, cobrando, portanto, preços errados. Este acumulo de erros levou a Kmart a sofrer um grande processo e posterior falência.

Ou seja, ficou claro que a gestão da cadeia de suprimentos agrega valor aos produtos, propiciando variedade, objetividade, eficácia, reposição imediata de produtos e preços baixos.O objetivo estratégico da Gestão da Cadeia de Suprimentos é alcançar o equilíbrio entre custo e nível de serviço ao cliente que se traduz no alcance da vantagem competitiva da empresa.

4. Cite um exemplo de uma empresa que se diferencia dos seus concorrentes através da cadeia de suprimentos, pontue no mínimo cinco pontos primordiais que fazem esta empresa ser referencia de mercado.

Uma empresa que se diferencia de suas concorrentes dentro da cadeia de suprimentos é a Casas Bahia, pois possui uma gigantesca rede de lojas espalhadas pelos quatro cantos do país, ou seja em qualquer estado, cidade ou região sempre existe uma loja pronta para atender seus clientes com produtos disponíveis de acordo com a necessidade do consumidor.Podemos citar alguns pontos fortes que faz da Casas Bahia lider de mercado:

• Preço:

Preços competitivos e justos.

• Agilidade:

Agilidade no atendimento e entrega dos produtos.

• Diversificação de seus produtos no país:

Possui um leque variado de produtos, proporcionando maior opção de escolha para seus clientes.

• Confiabilidade:

Empresa idônia e com muito tempo de mercado

• Garantia de qualidade de serviço:

Produtos e serviços com qualidade garantida.

5. Em sua opinião como o cliente pode perceber que a gestão da cadeia de suprimentos agrega valor aos produtos que ele consome? Justifique.

Um exemplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com