TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Verde - Reciclagem De Vidros

Pesquisas Acadêmicas: Logistica Verde - Reciclagem De Vidros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  1.977 Palavras (8 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Neste Trabalho temos como objetivo, definir o que é logística verde, suas diferenças da logística reversa e sua importância no cenário empresarial.

Vamos mostrar um pouco da produção de vidros, seu reaproveitamento e como são falsificados os perfumes no Brasil.

Iremos também sugerir um pequeno projeto para o reaproveitamento de frascos de vidros de perfumes da Natura Cosméticos S/A.

1.Produção de Vidro

O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, ou seja, sem estrutura cristalina, obtida através do resfriamento de uma massa líquida a base de sílica (Areia).

O Brasil produz em média 890 mil toneladas de embalagens de vidro por ano.

Os Estados Unidos produziram 10,3 milhões de toneladas em 2006 sendo o segundo material em massa mais reciclado, perdendo apenas para os jornais.

O principal mercado para recipientes de vidros usados é formado pelas vidrarias, que compram o material de sucateiros na forma de cacos ou recebem diretamente de suas campanhas de reciclagem. Além de voltar à produção de embalagens, a sucata pode ser aplicada na composição de asfalto e pavimentação de estradas, construção de sistemas de drenagem contra enchentes, produção de espuma e fibra de vidro e bijuterias.

2.Reciclagem

A Reciclagem do vidro é o processo pelo qual o vidro é basicamente derretido e refeito para sua reutilização.

O vidro é um material ideal para a reciclagem e pode, dependendo das circunstâncias, ser infinitamente reciclado.

Nos sistemas de reciclagem mais completos, o vidro bruto estocado em tambores é submetido a um eletroímã para separação dos metais contaminantes.

O material é lavado em tanque com água, que após o processo precisa ser tratada e recuperada para evitar desperdício e contaminação de cursos d'água. Depois, o material passa por uma esteira ou mesa destinada à catação de impurezas, como restos de metais, pedras, plásticos e vidros indesejáveis que não tenham sido retidos. Um triturador com motor de 2 HP transforma as embalagens em cacos de tamanho homogêneo que são encaminhados para uma peneira vibratória. Outra esteira leva o material para um segundo eletroímã, que separa metais ainda existentes nos cacos. O vidro é armazenado em silo ou tambores para abastecimento da vidraria, que usa o material na composição de novas embalagens.

Hoje apenas 46% das embalagens de vidro são recicladas no Brasil, somando 390 mil ton/ano. Desse total, 40% é oriundo da indústria de envaze, 40% do mercado difuso, 10% do "canal frio" (bares, restaurantes, hotéis etc) e 10 % do refugo da indústria.

Nos EUA, o índice de reciclagem em 2006 foi de 40%, correspondendo a 2,5 milhões de toneladas. Na Alemanha, o índice de reciclagem em 2004 foi de 91%, correspondendo a 2,6 milhões de toneladas.Índices de reciclagem em outros países: Suíça (96%), Noruega (76%), Itália (61%), Finlândia (72%), Bélgica (90%).

Reintegração ao ciclo produtivo

2.1.Representatividade

Uma tonelada de vidro reciclado evita a extração de uma tonelada de areia dos nossos rios, economizando, ainda, 32% de energia elétrica e 50% de água.

A eletricidade economizada com uma garrafa de vidro reciclada mantém uma lâmpada de 100W ligada por 4 horas.

2.2.Coleta Seletiva

A rigor, qualquer coleta específica de um determinado produto pode ser chamada de seletiva. Ela pode ocorrer dentro dos domicílios, instituições do comércio ou da indústria, ou pelos próprios usuários do produto. Pode ser realizada em pontos de entrega voluntária – PEV –, remunerada ou não, ou em locais específicos, geralmente realizadas com produtos descartáveis.

A coleta domiciliar compreende a captação de materiais específicos, normalmente descartados não orgânicos, como vidros, plásticos e papelões.

Geralmente, o interesse pela reciclagem desses materiais é grande. Uma vez coletados antes de se tornarem lixos urbanos, esses produtos não se misturam ao lixo orgânico, satisfazendo o aspecto da qualidade dos resíduos captados. Além de diminuir o volume total do lixo domiciliar, recursos são economizados, pois a

procura por materiais em aterros sanitários e em outros locais será reduzida.

A indústria vidreira se desenvolveu rapidamente, mas a coleta seletiva só começou na década de 60 nos EUA, que hoje já conta com 6 mil pontos de coleta de embalagens de vidro. No Brasil, a primeira iniciativa organizada surgiu em 1986, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Naquele ano, a Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro) lançou um programa nacional de Coleta Seletiva.

Hoje a as seguintes cidades fazem a coleta seletiva.

• 143 cidades no Sul;

• 195 no Sudeste;

• 44 no Nordeste;

• 16 no Centro-Oeste;

• 7 no Norte;

3.Pirataria de Cosméticos

Um dos maiores consumidores de cosméticos mundiais são os brasileiros, porém conhecem pouco os riscos desse tipo de mercadoria.Mas o que isso tem haver com falsificação ?

Três em cada dez artigos vendidos nos setores de maquiagem e de perfumaria são falsificados. A estimativa é da Associação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com