TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Verde

Artigo: Logistica Verde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 6

LOGISTICA VERDE E FABER CASTELL UMA NOVA VISÃO DE MEIO AMBIENTE E ECONOMIA.

Vanessa Ramos de Souza

RESUMO

A pesquisa tem como objetivo introduzir a sociedade ao conhecimento humanitário ambiental dentro da área que atualmenteque esta destacando como nunca a Logística, fazer pensar em termos verdes durante as organizações empresariais ainda e algo complicado porque nem todo mundo consegue ter a mesma visão de reduzir a degradação do meio ambiente. Para começar este trabalho primeiro irei falar do termo logística e de seu surgimento. Logo após será citados alguns tipos de logística e suas ferramentas, finalizando assim a pesquisa dando exemplo da empresa Faber Castell que utiliza bem esse tipo de logística verde que é o nosso real tema.

PALAVRAS-CHAVE:Logística Verde - Visão-Economia .

LOGÍSTICA

INTRODUÇÃO

Conceito de Logística

Segundo Ballou (2006) Trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até ao ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.

Logística, de acordo com a Associação Brasileira de Logística é definida como:

Processo de planejar, programar e controlar o fluxo e armazenamento de um jeito eficiente e eficaz em relação aos custos de matérias primas, com produtos elaborados e as informações correlatas, desde o ponto de origem ate o ponto de consumo, com propósito de atender as exigências dos clientes.

O objetivo da logística é tornar disponíveis produtos e serviços no local onde são necessários no momento em que são desejados. A maioria dos consumidores em nações industriais altamente desenvolvidas já esta acostumada a um alto nível de competência logística. Quando vão as lojas esperam encontrar os produtos disponíveis e recém-fabricados. Nesse sentido, e difícil imaginar a realização de qualquer atividade de produção ou marketing sem o apoio logístico.

Seu nome vem do grego e é derivada do latim de acordo com as pesquisas.

Está área esta divida em alguns tipos tais como: Logística empresarial, integrada, reversa verde e etc. A logística empresarial cuida de todo o planejamento empresarial, já a reversa é do tipo que faz reuso como, por exemplo, a Coca-Cola e suas garrafas pet.

Já a logística verde que é nosso foco principal também é muito conhecida como logística ecológica, que atualmente esta influenciando nas demais, utilizando a cadeia de suprimentos, por exemplo, o supplychain.De acordo com um artigo lido nos dias atuais a legislação de fora do Brasil esta influenciando cada vez mais o meio ambiente e em todos os aspectos.

HISTORIA DA LOGÍSTICA (RESUMO)

A logística surgiu na Grécia onde os militares já faziam o uso deste tipo de processo. Nos anos 70 amaioria não tinha consciência deste termo e o que a logística abrangia, não havia informática,ou seja, não havia pessoas com domínio nesta tecnologia

Com o passar do tempo houve iniciativas no setor automobilístico onde havia mais movimentação desde a produção até armazenagem das peças, fora deste segmento , o setor de energia era o que definia as normas desta época e em 1979 foi criado o movimento de armazenagem de materiais(IMAM)

Nos anos 80 surgiram pequenos grupos que começaram a criar as primeiras definições diferentes e referentes ao tipo de distribuição e de transporte. Em meados de 1982 surgiu o primeiro grupo de benchmarking que é o processo de comparação de produtos. Neste mesmo ano surgiu a associação que criou o departamento para analisar as relações.

Fornecedores x suprimentos

Após isso surgiu o palete padrão.

O pbr- projeto de veiculo urbano de carga, tendo assim o primeiro operador logístico.

Atualmente a logística esta sendo utilizado por diversas empresas, sempre focando no bom planejamento e organização, reduzindo custos.

Menor tempo e mais qualidade

Ferramentas Logísticas

Just-In-Time

Segundo Tubino (1997) “A filosofia Just In Time surgiu no Japão na década de 60, e a empresa Toyota Motors Company foi a primeira a obter grande sucesso com este sistema de trabalho”.

O sistema Just In Time – Tempo justo visa reduzir estoques e diminuir desperdícios de matéria prima assim, suprindo os produtos na linha de produção reduzindo prazos e tempos utilizados na produção, entrega e no processo de fabricação do nicho.

Se o tempo de ressuprimento na linha de produção da matéria prima e as necessidades de utilização dessas matérias são conhecidas, pode-se evitar a utilização de estoques tendo controle da entrada e saída de material, da utilização do mesmo na produção, evitando desperdícios, otimizando tempo e diminuindo custos.

Com o sistema, o suprimento de estoque é solicitado em quantidades ideais e suficientes para o processo na linha de produção e para que não haja a parada na mesma.

Conforme Shingo (1996) “O objetivo primário da filosofia Just In Time é eliminar desperdício no sistema de produção”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com