TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica rotas de transporte internacional

Tese: Logistica rotas de transporte internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  Tese  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Gestão de Logística Internacional

Curso: Ciências Aeronáutica

Professor: Luciano de Oliveira Goncalves

Nome do estudante: Marcelo

Data: 19/09/2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Todas as vias de transporte internacional apresentam vantagens e desvantagens, dependendo das características da carga, urgência, origem etc. Faça uma pesquisa na internet e procure um caso que apresente ao menos 3 (três) vantagens da utilização da via aérea em relação à via marítima. Descreva o caso e justifique sua resposta, em um texto dissertativo de aproximadamente 10 linhas. Não se esqueça de citar as fontes pesquisadas. (3,0 pontos)

É o modal de transporte mais adequado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes ou com urgência na entrega. O modal aéreo é mais rápido e seguro e são menores os custos com seguro, estocagem e embalagem, alem de ser mais viável para remessa de amostras, brindes, bagagem desacompanhada, partes e peças de reposição, mercadorias perecíveis, animais, etc. (FIESP,2009) .

Os aeroportos, normalmente são localizados próximos dos grandes centros de produção, industrial ou agrícola, praticamente são distribuídos por todas as cidades importantes do mundo ou por seus arredores. Como por exemplo, cita-se o caso das cargas importadas por empresas situadas na região metropolitana de Porto Alegre. Neste caso, o aeroporto Salgado Filho está muito próximo do centro enquanto o porto mais próximo se encontra a uma distancia de 330 km da capital. Isso representa um custo adicional nas importações via marítima, o que dependendo da mercadoria torna muito mais interessante o uso do modal aéreo. Os fretes internos, para colocação de mercadorias nos aeroportos, são menores e o tempo mais curto, em face da localização dos mesmos. O modal aéreo possibilita a redução ou eliminação de estoques pelo exportador, uma vez que é possível aplicar mais agressivamente uma política de JUST IN TIME , propiciando redução dos custos de capital de giro pelo embarque continuo , podendo ser até diário ou mais de uma vez ao dia, dependendo do destino.

O modal aéreo também possibilita a utilização das mercadorias mais rapidamente em relação a produção , principalmente se tratando de produtos perecíveis e de validade curta .

A redução de custo de embalagem devido a menor manipulação das mercadorias é mais um atrativo do modal aéreo que ainda possibilita na media geral um seguro de transporte mais baixo que o marítimo entre 30% e 50% dependendo da mercadoria

Fontes de pesquisa ( Internet ) KEEDI, Samir.transportes e seguros no comercio Exterior

2. Uma empresa está importando um equipamento que tem peso bruto de 9000 Kg e dimensões totais de 3x 2,5m x 3 m. Ao realizar as cotações de frete marítimo consolidado, obteve a proposta abaixo:

Conforme estes dados:

a) qual o valor total do frete e despesas a serem pagos ao agente de carga? (2,0 pontos)

O VALOR A SER PAGO AO AGENTE DE CARGA É U$ 5.879,30

b) qual o valor a ser pago de Afrmm? Demonstre os cálculos efetuados para justificar os valores obtidos. (2,0 pontos)

AFrmm= 25% ( ISPS + FRETE + BUNKER + CAPATAZIA )

AFrmm= 25% ( 135,00+ 4410 + 1.014,30 + 270 )

AFrmm = U$ 1.457,30

Total

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com