TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logoplaste

Exames: Logoplaste. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  2.783 Palavras (12 Páginas)  •  1.234 Visualizações

Página 1 de 12

agens Competitivas:

A estratégia da Logoplaste proporciona uma vantagem competitiva, tendo como base quatro pilares estratégicos:

• Ser uma empresa global;

• Focar-se nos líderes de mercado ( A LogopLASTE ESCOLHE OS SEGMENTOS DE MERCADO DE ACORDO COM OS SEGUINTES CRITÉRIOS: EMPRESA MULTINACIONAL E LIDER DE MERCADO; O VOLUME DE VENDAS DA EMPRESA DEVE SER SUPERIOR A 5M DE EUROS OU 60M DE EMBALAGEN POR ANO. Os projectos não são viaveis, ou seja, o payback do projejcto não é possível num prazo inferior a 5 anos s estes critérios não forem cumpridos);

• Inovar e investir em tecnologia;

• Investir no crescimento dos seus colaboradores.

• método “Hole in the wall” (O modelo de negócio da Logoplaste consiste na produção de embalagens de plástico, através de unidades de produção colocadas perto ou dentro das instalações do cliente. Este método denominado Hole in the wall, permite planear a produção de acordo com as necessidades dos clientes, garantindo a entrega dos produtos a tempo e com as especificidades exigidas.

Esta solução adoptada pela Logoplaste permite um aumento de eficiência, uma vez que traduz uma redução dos custos de transporte e embalagem, que representam uma percentagem considerável do custo final do produto. Também a incerteza das entregas e os custos de manutenção de stocks, são reduzidos através do método de planeamento conjunto que permite a adopção de uma concepção JIT (Just-In-Time).

Por sua vez também a cultura de inovação e a implementação das melhores práticas, no processo e no produto, possibilitam a criação de valor acrescentado para o cliente.)

04.9.1. Proposta de valor

O modelo de negócio da Logoplaste consiste na produção de embalagens de plástico, através de unidades de produção colocadas perto ou dentro das instalações do cliente. Este método denominado Hole in the wall, permite planear a produção de acordo com as necessidades dos clientes, garantindo a entrega dos produtos a tempo e com as especificidades exigidas.

Esta solução adoptada pela Logoplaste permite um aumento de eficiência, uma vez que traduz uma redução dos custos de transporte e embalagem, que representam uma percentagem considerável do custo final do produto. Também a incerteza das entregas e os custos de manutenção de stocks, são reduzidos através do método de planeamento conjunto que permite a adopção de uma concepção JIT (Just-In-Time).

Por sua vez também a cultura de inovação e a implementação das melhores práticas, no processo e no produto, possibilitam a criação de valor acrescentado para o cliente.

Fontes de Vantagens Competitivas Sustentáveis

A indústria dos plásticos não apresenta características que permitam às empresas desenvolver vantagens competitivas inimitáveis.

De uma forma geral, todas as empresas a operar neste sector apresentam uma estrutura de custos muito semelhante no longo prazo, o que impossibilita a sua distinção através dos preços.

Assim, tal como afirma Filipe de Botton, CEO da Logoplaste, as empresas deverão desenvolver outras vantagens competitivas.

As vantagens competitivas da Logoplaste assentam em características dificilmente imitáveis pelos concorrentes, no entanto, a fonte destas vantagens é difícil de determinar, devendo-se, maioritariamente, a uma ambiguidade causal.

Vantagens Competitivas e Capacidades distintivas

• Proximidade com os parceiros

Muitas empresas de fabrico de embalagens implementaram com sucesso o método produtivo hole-in-the-wall, no entanto, a Logoplaste destaca-se dos seus concorrentes por manter uma relação de proximidade com os seus parceiros.

Esta relação de proximidade fomentada pela instalação de unidades produtivas, nas fábricas dos clientes, permitiu, não só minimizar custos e aumentar a sua satisfação, mas também fazer uma melhor gestão na área dos recursos humanos.

Ao criar novas unidades produtivas, a Logoplaste consegue atrair trabalhadores provenientes de outras fábricas das imediações, colocando-se numa posição vantajosa no que respeita ao recrutamento de profissionais qualificados. Os programas de treino e a transmissão do know-how entre trabalhadores fazem com que, alguns anos após o seu estabelecimento numa nova área, a Logoplaste conte com trabalhadores na sua maioria locais.

Isto possibilita baixos custos e maior proximidade com o cliente.

• “One-stop-shop”

A Logoplaste é responsável pelo desenvolvimento de uma unidade de engenharia orientada para a produção e ensaio de protótipos e pré-séries industriais – Logoplaste Innovation Lab. Esta unidade é composta por uma equipa de engenharia altamente qualificada, a actuar na área de packaging, que conta com um laboratório industrial constituído por máquinas especializadas.

Isto permite uma solução integrada e constitui uma vantagem competitiva, na medida em que combina uma elevada competência em engenharia de packaging com uma experiência de campo de largo espectro na produção de embalagens plásticas em unidades integradas. A maximização da interacção entre especialistas de packaging e técnicos operacionais de processo permite que os desenvolvimentos de novas embalagens se façam bem à primeira, a tempo, e de forma sistemática (valores da Logoplaste, relativos à qualidade.

• Cultura da organização

A Logoplaste possui a capacidade de criar relações de longo prazo com os seus parceiros. Estas relações permitem o enriquecimento através da transmissão mútua de conhecimentos: o cliente beneficia das capacidades inovadoras e experiência da Logoplaste na indústria de embalagem, e a Logoplaste beneficia da oportunidade de compreender as necessidades de mercado e as melhores práticas de negócio.

O estabelecimento de relações com os seus parceiros permite, ainda, cooperação e partilha, criando uma cultura de organização. Esta cultura da organização é baseada em regras não escritas e numa ética comum que permite uma resposta mais flexível, um sentimento de confiança mútuo, e rapidez de adaptação a um novo mercado, permitindo ainda atenuar a pressão no preço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com