TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Empresarial

Monografias: Logística Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 4

UNIEVANGÉLICA-CENTRO UNIVERSITÁRIO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

“LOGÍSTICA EMPRESARIAL”

Modulo: CUSTOS LOGÍSTICOS

Prof. Esp. Ricardo Borges de Rezende

ANÁPOLIS-GO

UNIEVANGÉLICA-CENTRO UNIVERSITÁRIO

CURSO DE PÓS – GRADUAÇÃO

“LOGISTICA EMPRESARIAL”

Modulo: CUSTOS LOGÍSTICOS

Prof. Esp. Ricardo Borges de Rezende

ANÁPOLIS-GO

INTRODUÇÃO

A logística é a área responsável por prover recursos, equipamentos, insumos e informações para a execução de todas as atividades de uma organização. O conceito de se ter um departamento responsável pelo fluxo de materiais a partir do fornecedor, passando pela produção até o consumidor, é relativamente novo. Embora muitas empresas tenham adotado esse tipo de organização, há ainda diversas que não o fizeram. Se as empresas desejam minimizar seus custos totais nessa área e prover melhor nível de serviço ao cliente, devem agir desse modo.

A logística preocupa-se em atender as necessidades de seus consumidores, tendendo-se para a maneira que o produto é transportado, as vantagens e desvantagens estão relacionadas à infra-estrutura de transporte, ao volume, a confiabilidade da entrega e os custos de movimentação.

A gestão da logística, é responsável por otimizar todas as atividades operacionais (fluxos de materiais) e administrativas ( fluxo de informação) dentro do processo de armazenagem, incluindo recebimento, inspeção, endereçamento, estocagem, separação, embalagem,carregamento, expedição,emissão de documentos, inventário, entre outras, que integradas atendem às necessidades logísticas maximizando recurso e minimizando desperdícios de tempo e pessoas.

“Nos últimos anos a logística no Brasil passou por profundas transformações em direção a maior sofisticação. Essas transformações são evidenciadas em diferentes aspectos, sejam eles relacionados para a estrutura organizacional, as atividades operacionais, ao relacionamento com os clientes, ou as questões financeiras. Por exemplo, numa proporção cada vez maior de empresas, o principal executivo de logística situa-se nos mais altos níveis hierárquicos. Por outro lado, o escopo das operações logístico já ultrapassou claramente as fronteiras clássicas do transporte e da armazenagem” (FIGUEIREDO, Fleury e WANKE, 2003, p. 48).

CLASSIFICAÇÃO DA CURVA ABC

A análise ABC é uma das formas mais usuais de se examinar estoques, pois trata-se de uma classificação simples, largamente utilizada na administração de estoques, na qual existe uma variedade expressiva de itens que auxiliam a visualização e analise do que é relevante ou não, de forma que se posso utilizar tempo e recursos para administrar, com graus diferentes de intensidade e formalidade, um universo de itens.

É uma ferramenta auxiliar de produtividade, uma vez que, selecionados e classificados os elementos em análise podem se dedicar mais recursos ao que é mais relevante e de maior impacto sob quaisquer aspectos, ou onde a situação exija.

Tudo é importante e necessário, porém em graus diferentes diversidade diversa e sob circunstâncias especificas, devendo, cada elemento ter tratamento de acordo. Uma peça em si, insignificante, pode ser crucial para um produto acabado e para venda, porem seu consumo, valor unitário, método de compras, entre outros aspectos podem ter tratamentos diferenciais.

Para efeito de composição de análise da curva ABC, observam-se os seguintes parâmetros:

Classe A – entre 65 e 70%

Classe B – entre 20 e 25%

Classe C – entre 10 e 15%

CUSTO DE ESTOCAGEM

Esses custos incluem todas as despesas que a empresa incorre em função do volume de estoque mantido. À medida que o estoque aumenta, aumentam também esses custos que podem ser subdivididos em três categorias:

• Custos de capital. O dinheiro investido em estoque não esta disponível para outras utilizações e por isso representa o custo de uma oportunidade perdida. O custo mínimo seriam os juros perdidos por não se investir aquele dinheiro as taxas de juros vigentes, que poderiam ser bem mais altas, dependendo das oportunidades de investimentos para a empresa.

• Custos de armazenamento. O armazenamento do estoque requer espaço, funcionários e equipamentos. À medida que aumentam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com