TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Empresarial

Artigos Científicos: Logística Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  3.565 Palavras (15 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 15

A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Mauricio Dullius Saturnino 1

Juarez Camargo Borges2

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Graduação em Administração de Empresas (ADG 0116) Paper

07/05/2013

RESUMO

Este trabalho tem por finalidade apresentar um amplo panorama acerca da Logística Empresarial e sua importância no mundo contemporâneo. A troca de um modelo produtivo voltado para a quantidade, por outro focado no serviço ao cliente tem sido a grande mudança ocorrida no ambiente empresarial. Nesse sentido, a logística passa da tríade compra/transporte/armazenagem, para um complexo conjunto de atividades o que inclui a movimentação de produtos, e a transferência de informações. Desse modo para ser gerenciada de forma global, a logística deve ser vista como um sistema interligado, trabalhado em sinergia, com a finalidade de alcançar um objetivo comum. Devido ao seu caráter integrador e a sua abrangência em toda a cadeia de suprimentos, o gerenciamento logístico contribui para alcançar o objetivo da vantagem competitiva através da redução de custos e da agregação de valor no serviço. Desta forma, pretende-se apresentar as principais implicações da logística, abarcando exemplos das práticas logísticas atuais, bem como o modo de aplicação dos princípios logísticos, tendo em vista sua fundamental influência para a sobrevivência empresarial.

Palavras-chave: Logística; Armazenagem; Administração de Estoques;

1 INTRODUÇÃO

A logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. A logística está intimamente ligada às ciências humanas, tais como a administração, a economia, a contabilidade, a estatística e o marketing, envolvendo diversos recursos da engenharia, tecnologia, do transporte e dos recursos humanos. Fundamentalmente a logística possui uma visão organizacional holística, onde esta administra os recursos materiais, financeiros e pessoais, onde exista movimento na empresa, gerenciando desde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações. A logística teve sua interpretação inicial ligada a estratégia militar, quase equivalente a filosofia de guerra, quando estava relacionada a movimentação e coordenação de tropas, armamentos e munições para os locais necessários. Desta forma, o sistema logístico foi desenvolvido com o intuito de abastecer, transportar e alojar tropas – propiciando que os recursos certos estivessem no local certo e na hora certa. Este sistema operacional permitia que as campanhas militares fossem realizadas e contribuía para a vitória das tropas nos combates. Atualmente temos o conceito expandido, aplicado a gestão empresarial.

A logística é responsável pela integração e sincronia entre dois fluxos: o de informações e o físico. Dessa forma, através da logística é possível assegurar a satisfação do cliente ao longo do tempo, em cadeia desde os fornecedores, transportes, distribuidores, varejista, clientes, fluxo de materiais, recuperação e reciclagem, fluxo de informação, fluxo financeiro e recursos humanos. Para satisfazer essas exigências, não é suficiente que logística se ocupe somente da entrega dos produtos aos clientes, dos artigos comerciais e dos serviços que possui no momento. Necessita, também, reorganizar globalmente as funções de abastecimento de materiais, componentes, de produção e de compra no atacado, a função de desenvolvimento dos produtos e de distribuição física, a função de vendas e, assim por diante; é necessário estruturá-las juntamente e fazer das mesmas um sistema. As várias empresas devem definir solidariamente suas finalidades, extraindo-as dos conteúdos desses conceitos. O gerenciamento logístico busca contribuir para a excelência no processo de gerenciamento e estratégia organizacional, visando à redução de custos e melhoria dos serviços das companhias.

Ao analisar os conceitos básicos de logística que são utilizados no dia a dia das empresas, é necessário baseá-lo em uma estrutura teórica, estabelecendo um paradigma logístico, que podemos chamar de logística integrada. As atividades logísticas afetam os índices de preços, custos financeiros, produtividade, custos de energia e satisfação dos clientes. No clima econômico rigoroso de hoje, em que os mercados em expansão são poucos em que os novos concorrentes globais estão acirrando a competitividade, os negócios passaram inevitavelmente a enfatizar, como ponto central, as estratégias que estabelecem uma lealdade de longo prazo com o cliente. Nos dias atuais, o conceito de Logistica Empresarial evoluiu, e uma nova concepção muito mais abrangente entra em vigor, onde passa a existir a integração das diversas áreas envolvidas na produção, dimensionamento e layout de armazéns, alocação de produtos em depósito, transportes, distribuição, seleção de fornecedores e clientes externos, conhecido como supplychain. No seu sentido amplo, a logística, hoje em dia, significa a Administração da Cadeia de Suprimentos.

2 O CONCEITO DE LOGÍSTICA

A logística empresarial analisa como a administração pode prover melhor o nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controles efetivos para atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos. A logística trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviços adequados aos clientes a um custo razoável. De acordo com BOWERSOX & CLOSS (2001, p.21): “Logística é o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender às necessidades do cliente”. Desse modo, a missão do gerenciamento logístico é planejar e coordenar todas as atividades necessárias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com