TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Empresarial

Projeto de pesquisa: Logística Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  9.567 Palavras (39 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 39

1. Logística e Supply Chain - (SCM)

1.1 Conceitos, objetivo, princípios, elementos e importância.

2. Gerenciamento de riscos na logística e cadeia de suprimentos:

3. Integração das Operações Logísticas e seus respectivos riscos

4. Cadeia Logística Integrada

4.1 Marketing / vendas e Logística

5. Integração e otimização dos processos logísticos

6. Relacionamentos na Cadeia de Suprimentos

7. Tecnologia e Sistema de Informação na Logística

8. Formação e Importância do Banco de dados

9. E- commerce e a Logística

10. Segurança nas Operações

11. Criptografia e certificação digital

1 LOGÍSTICA E LOGÍSTICA EMPRESARIAL: DEFINAÇÃO E CONCEITOS

O termo logística foi usado inicialmente, conforme definições do dicionário, para identificar as atividades militares de aquisição, transporte, estocagem e manutenção de materiais, equipamentos e pessoal. Nesse sentido, a palavra foi utilizada inicialmente pelos franceses – logistique – com origem no latim “logisticus” – relativo à razão.

A logística empresarial, como função integrada de uma empresa, é um conceito relativamente novo, apesar de que todas as empresas sempre desenvolveram atividades de suprimento, transporte, estocagem e distribuição de produtos. A novidade se encontra no fato de que as empresas passaram a desenvolver essas atividades de forma integrada e coordenada, segundo uma filosofia de otimização global, em busca da melhor contribuição possível para o resultado empresarial. Com isso, passaram a reconhecer que a logística tem potencial para agregar valor para os produtos e serviços que são comprados pelos clientes, o que é essencial para sua satisfação e para e para o sucesso das ações de marketing.

A logística empresarial pode ser definida como o conjunto de atividades de compra, movimentação e armazenagem que definem os fluxos de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final. A logística também engloba o estudo e definição dos fluxos de informações que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.

A missão da logística é tornar disponíveis os produtos e serviços corretos e requeridos, no tempo certo, no local certo, nas condições adequadas, ao mesmo tempo que produz a maior contribuição possível para a empresa. Com base nesse conceito, podemos identificar as seguintes atividades primárias da logística empresarial, com os respectivos valores adicionados para os clientes:

1. Gerenciamento de estoques: agrega o “valor tempo” ao produto, ou seja, coloca o produto disponível no momento da necessidade.

2. Gerenciamento de transportes: agrega o “valor lugar” ao produto, ou seja, o produto é colocado no local onde é necessário.

3. Gerenciamento de informações: agrega o “valor acompanhamento do processo” ao produto; trata-se da coleta, processamento e transmissão das informações relativas aos pedidos dos clientes, internos e externos, e de todas as informações sobre produção e despacho para os clientes.

A função logística compreende um conjunto grande de atividades que são executadas por diversos agentes ao longo da cadeia completa de conversão da matéria-prima em produtos finais para os clientes. Essas atividades são executadas em locais diferentes, em tempos diversos, o que aumenta muito a complexidade de sua gestão.

1.1 A CADEIA DE SUPRIMENTOS (SUPPLY CHAIN MANAGEMENT)

O conceito de Cadeia de Suprimentos pode ser considerado algo relativamente novo, suas bases surgem no nascimento da logística, por volta de 1950. Seu principal objetivo advém da gestão de um processo que consiste em gerenciar estrategicamente diferentes fluxos, tais como: bens, serviços, finanças, informações, etc., bem como as relações entre empresas, visando assim alcançar ou apoiar os objetivos organizacionais de determinas empresas.

A Cadeia de Suprimentos pode ser vista como um conjunto de métodos que são usados para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede (transportes, estoques, custos e outros). Tais parâmetros estão presentes nos fornecedores, na sua própria empresa e, finalmente, nos clientes. Se esta gestão for adequada permitirá uma produção otimizada para oferecer ao cliente final o produto exato e certo, considerando também a quantidade certa.

O objetivo é reduzir custos ao longo de toda a cadeia, sempre considerando o cliente final. Isso prioriza a qualidade de entregar ao seu cliente o que ele exatamente quer no preço e condições que ele espera. Cadeia de Suprimentos, nos traz um conceito generalizado de que a atividade empresarial cria quatro tipos de valor em produtos ou serviços: forma, tempo, lugar e posse. Desses quatro valores, dois são criados pela logística. A logística controla os valores de tempo e lugar, através do transporte, dos fluxos de informação e dos estoques, os componentes presentes em seu sistema são: serviço ao cliente, previsão de demanda, distribuição, controle de estoque, processamento de pedidos de compra, escolha de locais para fábrica e armazenagem, embalagem e estocagem. Entretanto, as atividades gerenciadas pela Cadeia de Suprimentos são definidas de acordo com a estrutura organizacional e outros fatores estratégicos da organização, criando assim, processos específicos perante suas operações.

Para uma empresa, o serviço ao cliente é uma parte essencial da Estratégia de Marketing estabelecendo os 4P’s (produto, preço, promoção e ponto de venda) como parâmetro, elementos de pré-transação proporcionam melhor serviço ao cliente levando em conta principalmente: tempo máximo na entrega de mercadorias após o acerto da encomenda, os procedimentos relacionados a eventuais devoluções,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com