TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Empresarial

Artigo: Logística Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  4.496 Palavras (18 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. EMPRESA. 4

3. COMO DESENHAR A REDE LOGÍSTICA 4

3.1. REDE LOGÍSTICA DA BRF 6

4. FERRAMENTAS PARA MELHOR DESEMPENHO DAS PEQUENAS EMPRESAS 7

5. GARGALOS OU OBSTACULOS NAS EMPRESAS 8

6. INTEGRAÇÃO DE PROCESSOS NA CADEIA DE SUPRIMENTOS E DESEMPENHO DO SERVIÇO AO CLIENTE 9

7. FLUXO DE CAIXA RELEVANTE 11

8. O FUTURO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS E HABILIDADES QUE O PROFISSIONAL DA ÁREA DEVERÁ DESENVOLVER 12

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

10. REFERENCIA BIBLIOGRAFICA 16

1. INTRODUÇÃO

O presente artigo busca apresentar uma visão macro da logística empresarial. Nas últimas quatro décadas, a logística avançou do transporte, depósito e armazenagem para o nível estratégico da empresa. Na base do moderno conceito de logística integrada está o entendimento de que a logística deve ser vista como um instrumento de marketing, uma ferramenta gerencial, capaz de agregar valor por meio dos serviços prestados, além de constituir-se em oportunidade de redução de custos.

A logística empresarial inclui todas as atividades de movimentação de produtos e a transferência de informações, porém para a que seja gerenciada de forma integrada, a logística deve ser trabalhada como um sistema, ou seja, um conjunto de componentes interligados, trabalhando de forma coordenada, com o objetivo de atingir um objetivo comum. A tentativa de otimização de cada um dos componentes, isoladamente, não leva a otimização de todo o sistema. Ao contrário, leva a sub-otimização. Tal princípio é normalmente conhecido como trade-off, ou seja, o princípio das compensações, ou perdas e ganhos. Desta forma, pretendem-se apresentar as principais implicações da logística, citações das práticas logísticas existentes, bem como a descrição de formas e meios de aplicar princípios logísticos, proporcionando uma base conceitual para integração da logística como competência central na estratégia empresarial.

2. EMPRESA

BRF BRASIL FOODS S.A.

Rodovia RS-324 km 81,7- Marau, RS CEP: 99150-000.

A empresa nasceu como um dos maiores players globais do setor alimentício, em 2010 operava 60 fábricas instaladas em todas as regiões do Brasil e três no exterior (produção de lácteos na Argentina e unidades da Plusfood na Inglaterra e Holanda). Com uma sólida estrutura no mercado doméstico, era a única companhia com rede de distribuição de refrigerados e congelados com abrangência em todo o território nacional. Seu sistema logístico permitia em 2010 executar 500 mil entregas mensais a 150 mil clientes e atender 98% da população brasileira. No exterior, atua com 24 escritórios comerciais com mais de 5 mil clientes em 140 países dos cinco continentes. Com 113 mil funcionários, esteve entre as maiores empregadoras brasileiras e até hoje exerce forte impacto econômico e social nas regiões onde esta presente. A BRF atua nos segmentos de carnes (aves, suínos e bovinos), alimentos processados de carnes, lácteos, margarinas, massas, pizzas e vegetais congelados, com marcas consagradas como Sadia, Perdigão, Batavo, Elegê, Qualy, entre outras.

 MISSÃO

Participar da vida das pessoas, oferecendo alimentos saborosos, com qualidade, inovação e apreços acessíveis, em escala mundial.

 VISÃO

Sermos uma das maiores empresas de alimentos do mundo, admirada por suas marcas inovação e resultados, contribuindo para um mundo melhor e sustentável.

 VALORES

Integridade, foco no cliente, respeito pelas pessoas, desenvolvimento de pessoas, alta performance, qualidade e excelência, espirito de inovação, desenvolvimento sustentável, visão global, agilidade local e compromisso com a diversidade.

3. COMO DESENHAR A REDE LOGÍSTICA

O conceito de logística é colocar o produto certo na hora certa, no local certo e ao menor custo possível. O processo logístico deve compreender as áreas operacionais (suprimento, produção e distribuição), desde as fontes de matéria prima até o produto acabado acessar as mãos do consumidor final, buscando a minimização dos custos envolvidos e garantindo a melhoria dos níveis de serviço.

Ao visualizar um ambiente logístico em toda a sua abrangência pode se verificar que o produto possui um padrão de fluxo do tipo “stop and go”. Existem algumas exceções a este padrão, que é encontrado em empresas com processos de produção contínuos, que é o caso da indústria do setor químico, ou de empresas com processos de produção onde o operador executa as tarefas acompanhando o deslocamento do produto. Com relação ao deslocamento do produto entre duas paradas não existem exceções conhecidas. Um processo logístico é composto por tanto de um procedimento estático (stop), e um procedimento dinâmico (go). Fornecer o produto certo e com qualidade, no local da demanda do próximo processo, dentro dos tempos certos, ao menor custo possível e com garantia e melhoria dos níveis de serviço. Esta ótica é a mesma adotada pelos preceitos de controle de qualidade. Um ambiente logístico possui, além de clientes externos, clientes internos, os fornecedores internos e externos devem estar conectados com os conceitos e objetivo da logística.

O procedimento pode ser definido como o deslocamento do produto entre dois procedimentos estáticos. Este deslocamento poderá ser realizado em qualquer dos três subsistemas abrangidos pela logística. Como exemplos destes procedimentos, pode se citar o transporte de um container de um produto para um processo logístico.

• Procedimento estático de estocagem: esse processo é composto pelas atividades de desembarque, conferência e deslocamento até o local de armazenagem.

• Procedimento estático de beneficiamento: esse processo abrange a estocagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com