TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística internacional

Resenha: Logística internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  Resenha  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 3

Pode-se observar que o sistema de logística internacional já existe há muitos anos, no passado os viajantes eram chamados de mascates, os homens que levavam mercadorias para vender de um lado para outro, os mesmo que faziam seus cálculos, de quanto tinham que levar de mercadorias e comida, e quais os tipos, nesta época eram expostos a muitos riscos.

Devemos lembrar ainda que há muito tempo a logística comercial não envolve apenas em uma atividade movimentação de cargas, sendo que fatores de desempenho (como custos e prazos), atividades de suprimentos, as vendas, parte do gerenciamento das relações com os fornecedores e consumidores e de obtenção de vantagem competitiva se tornaram determinantes para a evolução dos processos.

Antigamente a embalagem mais utilizada para transportar mercadorias eram os tonéis, este por sua vez ocupava uma área muito extensa, e aos poucos foi sendo esquecido e substituído por outros tipos de embalagens, tais como os Contêineres, que mudaram o foco da logística internacional.

Antes de ser introduzidos no transporte marítimo era muito trabalhosa a movimentação das mercadorias.

Conforme Reinaldo A. C. Moura e José Mauricio Banzato, pág 231, descreve que

“A contêinerização tem sido definida como ‘um meio pelo qual as mercadorias são transportadas dentro de contêineres, podendo ser intercambiadas e convenientemente carregadas e transferidas entre diversas modalidades e transporte”.

Outro fator ocorreu em meados dos anos 80 preocupando-se em diminuir os estoques, pois as taxas de juros aumentaram, aonde começou a se preocupar com o dinheiro investido em bens de dinheiro imobilizado, utilizaram-se assim dois sistemas como o MRPI e MRPII.

Atualmente o grau de exigência da maioria dos fabricantes e das redes varejistas é tão grande que os fornecedores se adiantarem ou atrasarem suas entregas, serão penalizados, geralmente através de multas.

Pode-se afirmar que a satisfação do cliente passou a ser a principal preocupação dos profissionais de logística, a logística consiste em fazer chegar à quantidade certa das mercadorias certas ao ponto certo, no tempo certo, nas condições e ao mínimo custo.

Tendo em vista que, habitualmente, são utilizadas diferentes modalidades de transporte, moedas, sistemas cambiais, políticas de incentivo ou contenção pelos países, querem na importação ou exportação, a logística internacional requer alguns cuidados dispensáveis.

Na hora de pensar em logística internacional o profissional deve lembrar que a documentação deve estar correta para que seja liberado quando passar na alfandega sem demora.

Logística internacional pode ser definida desta forma:

É o processo de planejar, programar e controlar o fluxo e a armazenagem de mercadorias, serviços e informações e elas relacionados, do ponto de origem ao ponto de consumo, localizado em outro país.

A Logística internacional tem características diferentes da nacional, como exemplo:

- Decisões de transporte são mais complicados

- Riscos e danos nas mercadorias

- Seguro internacional é mais complexo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com