TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Luana Keller

Exames: Luana Keller. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha vídeo Rubens Alves “O Papel do Professor e a Escola Perfeita”

“O professor não ensina ela cria uma curiosidade”.

Rubens Alves aponta algumas questões fundamentais para a educação, umas das questões iniciais é a “leitura” que é um ponto chave da educação, segundo Rubens Alves é através dela que adquirimos conhecimento. Mais esta leitura tem que ser amorosa, não pode ser forçada, porque como ele mesmo diz, quando as coisas são mandadas já estragou. Os pais, professores ou o responsável pela criança ou adolescente, tem que criar uma curiosidade, e para que isso aconteça temos que começar lendo para eles, instigando a curiosidade. Isso é uma forma fantástica, pois quando você mostra para uma criança um livro e conta a historia, a criança cria realmente uma curiosidade e surgem às perguntas, as duvidas e assim ela vai adquirindo conhecimentos e sabedoria. E com o tempo ela mesma procura seus próprios livros.

Outra questão importante é a forma de ensinar dos professores, a missão do professor é provocar a inteligência e o espanto do aluno, porque segundo ele, quando uma aula é boa o aluno pergunta o aluno fica em silencio. Para ele os professores precisam usar exemplos presentes na vida diária das crianças onde elas encontrarão sentido para estar aprendendo determinado assunto. Não adianta o professor chegar à sala de aula apenas com uma apostila e falar para o aluno estudar, eles tem que estar junto dos alunos para auxiliar e ajudar. Outro ponto importante é o método de avaliação, segundo Rubens Alves prova é uma inverdade, pois aquilo que o aluno produz num papel não mostra o que ele pensa.

Sem dúvidas estas palavras são sensacionais, este educador vê a educação de uma forma que muitos professores deveriam seguir, porque assim teríamos mais interesse em estudar, em nos especializar em nos alfabetizar. Se o professor faz o seu trabalho com amor ele transforma a aula em um momento fantástico, fazendo com que os alunos se interessem e queira sempre mais e mais. Outras palavras de Rubens Alves que é sensacional, é quando ele fala da avaliação, concordo quando ele fala que não conseguimos colocar em um papel o que pensamos, porém aquilo que é bem dito e explicado em sala de aula, não precisar ser colocado em papel e sim em pratica, fazendo com que aquilo fique em nossa memória, depois mesmo que o “esquecimento fez o seu trabalho”.

Rubens Alves não tem interesse em mudar as estruturas da educação mas sim a mentalidade dos professores.

Para finalizar só posso dizer que este educador é fantástico e que suas palavras sem duvidas ficará para sempre guardadas em minha memória. Posso dizer como futura educadora, que se um dia eu conseguir ensinar da forma como Rubens Alves cita neste vídeo, serei uma vitoriosa, pois assim já começaria mudando a forma de ensinar, porque infelizmente muitos educadores já não exerce sua função com amor, e sim por obrigação, e com isso eles acabam espantando os alunos, fazendo com que não acreditamos mais na educação, por isso que escolhi esta profissão para fazer a diferença, para transformar vidas. E assim adquirir mais conhecimentos, e colocar em pratica, como os conhecimentos adquiridos neste vídeo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com