TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lucro Nos Estoques

Trabalho Escolar: Lucro Nos Estoques. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2014  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  1.132 Visualizações

Página 1 de 2

2. Por que eliminar o lucro nos estoques de venda intercompanhia? Existe alguma relação dessa eliminação com algum princípio contábil? Qual?

Os resultados decorrentes das transações intragrupo que estiverem reconhecidos nos ativos, tais como estoque ou ativo imobilizado, devem ser eliminados. As perdas intragrupo podem indicar redução no valor recuperável dos ativos correspondentes que precisa ser reconhecida nas demonstrações contábeis consolidadas.

O princípio contábil de avaliação de estoques de produtos comprados é o custo de aquisição, o estoque da compradora está com um preço de custo diferente do custo original da empresa vendedora. Enquanto não revendido (pela compradora), a diferença é considerada resultado não realizado e deve ser ajustada na consolidação das demonstrações contábeis do grupo empresarial.

1. O que é consolidação de balanços e qual seu objetivo básico?

É a metodologia contábil e financeira de somar os ativos e passivos e os resultados de todas as empresas de um grupo empresarial, reunindo as informações dentro de um único conjunto de demonstrações contábeis.

É o resultado da agregação das demonstrações contábeis, estabelecidas pelas normas brasileiras de contabilidade, de duas ou mais entidades, das quais uma tem o controle direto ou indireto sobre a outra. A entidade que exerce o controle direto ou indireto sobre a outra é denominada de controladora e a entidade comandada de controlada.

O objetivo da consolidação das demonstrações contábeis é permitir uma visão global e geral do grupo, seus elementos patrimoniais e capacidade de geração de receitas e lucros.

As demonstrações contábeis consolidadas abrangem entidades independentes com patrimônios autônomos, não surgindo, pela consolidação, nova entidade, mas tão somente uma unidade de natureza econômico-contábil, segundo o que estabelece o parágrafo único do artigo 4º da Resolução CFC nº 750, de 29 de dezembro de 1993, tendo por objetivo apresentar a posição patrimonial e financeira, os resultados das operações e as origens e aplicações de recursos do conjunto, sem restringir-se a limitações legais e à personalidade jurídica das entidades envolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com