TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lutas - Boxe E Capoeira

Ensaios: Lutas - Boxe E Capoeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

A cultura corporal e o pensamento social brasileiro têm paradigmas pertinentes. Ambos se norteiam nas particularidades da sociedade e nos acontecimentos históricos e contemporâneos. A simbiose entre cultura corporal contemporânea e sociedade brasileira é fascinante. A riqueza de elementos culturais presentes nos corpos dos brasileiros ultrapassa a própria existência: transcende a materialidade terrena e nos coloca em patamares diferenciados dos outros animais. As modificações da natureza a favor da existência humana corroboram para as discussões filosóficas sendo muitas delas foco de dialéticas que advém da pré-história até a contemporaneidade. A sobrevivência da raça caracteriza-se não somente pela agregação em conjuntos sociáveis possuidores de elementos burocráticos pré-definidos, mas da capacidade indelével de desenvolvimento tridimensional das habilidades humanas. Essa tridimensionalidade é mais do que uma visão sociológica em três ângulos: esse termo é utilizado para exemplificar uma observação globalizada dos movimentos sociais ininterruptos tendo seu fim em si próprio.

As habilidades humanas próprias à modificação da natureza, entre outras composições, geram um elemento identificador de sociedade: a cultura. Piaget definiu a cultura como um produto de experimentações sociais, muitas delas geradas a partir de movimentos sociais antigos e pertencentes à determinada sociedade. Conclui-se que ninguém produz cultura se não houver um processo de aceitação, agregação e assimilação do movimento social de todos os envolvidos na simbiose de ação social e elemento social. Imaginemos que espontaneamente um mito se tornou presente num determinado grupo social. Este mito traz consigo características assustadoras que são passados de geração em geração.

Quando este mito, por mais infundado que seja, penetra nos imaginários sociológicos, este acontecimento caracterizou o conceito de cultura. As sociedades, periféricas ou não, dispõem de elementos culturais bastante característicos sendo que a ciência social de cada país tem refletido sistematicamente acerca dessas questões. A maior parte dessas reflexões direciona o foco para o processo desenfreado de globalização que sobrepõe culturas dominadas em favor as culturas dominantes e da disseminação do regime neoliberal, financiador das políticas que consomem e extinguem as culturas de um povo. Para exemplificação, vejamos o aparecimento da festa de “Halloween” e “Dia de Ação de Graças” no Brasil que não têm nenhum elemento de embasamento que sustentam o aparecimento de ritos anglo-saxônicos.

A cultura corporal é subproduto de acontecimentos culturais globais. A visão do corpo como elemento de expressividade cultural é abertamente discutida com os conceitos de indisponibilidade corporal e aborda as modificações para um corpo presente, elaborador, receptor e emissor de cultura.

A capoeira e o boxe são considerados esportes inclusivos, com varias pluralidades como manifestações de cultura corporal, com pouca complexidade, podendo ser aplicados como exercícios práticos na educação física do ensino básico.

A capoeira é uma arte brasileira de caráter duplo, que se manifesta como dança e luta aonde mostra historia de sofrimento e luta pela liberdade que os negros passaram, os praticantes aprendem a cair e levantar, sem tentar bater em seu oponente, conhecem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com