TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cem Anos De Luta

Monografias: Cem Anos De Luta. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2013  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 4

Cem anos de luta.

O Documentário Políticas Publicas de Saúde no Brasil resume de uma forma ilustrada e até mesmo irônica um século de lutas por uma saúde melhor, justa e igualitária. O filme foi dirigido por Renato Tapajós e tem duração de uma hora.

O texto abaixo foi redigido em um único capitulo, contendo ao total três paginas.

Logo no começo do filme, fica claro e evidente a bagunça social em que o país vivia. O ano era de 1900, estávamos entrando no século XX, Rio de Janeiro e São Paulo sofriam com a epidemia de febre amarela e eram os deputados e políticos em geral que influenciavam tudo e a todos. Enquanto os ricos podiam pagar por médicos e curar suas doenças, aos pobres só sobravam benzedeiras e rezas. Para a política tantas doenças tornaram-se um problema econômico, pois até mesmo os imigrantes relutavam em vir para o Brasil. À solução foi vacinar as pessoas á força, como o que aconteceu com a vacina da varíola, obrigatória e quem não cooperasse sofria as consequências.

A população revoltou-se a vacina obrigatória e cidades viraram campos de guerra por causa dessa negação do povo. Até mesmo médicos, como Dr. Emílio Ribas resolveu morar com doentes querendo comprovar que os mesmos não eram capazes de passar doenças. Em meio a tudo isso surge à gripe espanhola, que era vista ignorante mente pela pobre população como “castigo dos céus”; com os médicos sem saber o que fazer contra a doença milhares de pessoas vieram a falecer. Como consequência começaram as paralisações industriais o que afetava diretamente o orçamento do pais. Em 1919 os grevistas voltaram ao trabalho, pois após o prejuízo financeiro os políticos criaram a Assistência Medica e logo o Centro de saúde Social onde a família era o centro da ação. Tudo isso aconteceu em meio à revolta do exercito, onde os mesmo queriam reformar a Federação, e quando por consequência toma posse Getúlio Vargas.

O presidente Getúlio Vargas criou o decreto que centralizava e unificava a saúde do país e o Instituto de Aposentadoria e Assistência Medica. Porém a maior parte do dinheiro recolhido para saúde ia para a industrialização. Enquanto isso era os americanos que financiavam pesquisas na Amazônia ao combate da malária e os irmãos Villas Boas combatiam outras epidemias. Não demorou muito e Getúlio foi deposto (1945) e por influencia americana começa uma nova era nos hospitais do Brasil, com grandes prédios e muitos médicos (modernização de equipamentos). Getúlio retorna, inaugura a TV Tupi, cria a Petrobras e o Ministério da Saúde, fortalecendo assim as ações de saúde publica e mostrando crescimento do país á população. Porém tudo desmoronou quando Getúlio foi acusado de corrupção e se suicidou mostrando fragilidade de sua própria saúde.

Os anos se passaram e com eles vieram diferentes presidentes, todos com sonhos e ideologias para a melhora da vida das pessoas. Foram construídos hospitais, empresas medicas, a população sofreu arroxo salarial, censura e ficou na pobreza e no governo de Castelo Branco a saúde foi totalmente abandonada. Fomos iludidos com a alegria do futebol e a tv a cores, obras gigantescas, estradas e hidroelétricas , gastamos mais do que devíamos e continuamos doentes. Os homens do campo também adquiriram o direito à saúde. Mas que direito? Que saúde? Os bairros cresciam demais e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com