TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lâmpadas LED

Artigo: Lâmpadas LED. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  2.007 Palavras (9 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Os LEDs estão revolucionando a forma como usamos a luz, permitindo fontes de iluminação controláveis, ajustáveis, inteligentes, e comunicativas.

As pessoas, às vezes, têm problemas em fazer pequenos sacrifícios no presente que irão recompensá-las generosamente no futuro. Quantas vezes ignoramos conselhos para adotarmos algumas mudanças em nossa dieta e nossa rotina de exercícios para que possamos viver uma vida mais longa e saudável? E quantas vezes ignoramos aqueles conselhos que recomendam economizar algum dinheiro para termos um bom pé de meia no futuro? Intelectualmente, nós entendemos tudo isso – mas a gratificação instantânea é uma força poderosa.

Você provavelmente já viu lanternas de LED, o "flash" de LED das câmeras dos celulares e as luzinhas de LED dos equipamentos eletrônicos. Mas lâmpadas de LED para serem utilizadas em luminárias e nos soquetes de luz da sua casa demoraram para chegar, principalmente devido a seu preço elevado: seus circuitos eletrônicos e recursos para reduzir a emissão de calor fizeram com que elas ficassem muito caras – muito mais caras do que outros tipos de lâmpadas.

Isso é uma pena, porque as lâmpadas de LED representam uma melhoria gigantesca em relação às lâmpadas incandescentes – e até mesmo em relação às lâmpadas fluorescentes compactas (ou CFLs, do termo inglês "compact fluorescents", aquelas lâmpadas todas enroladinhas), que o mundo passou vários anos nos aconselhando a comprar.

As lâmpadas de LED duram aproximadamente 25 vezes mais do que as lâmpadas incandescentes e três vezes mais do que as lâmpadas fluorescentes compactas – estamos falando, talvez, de 25 mil horas a mais de luz. Instale uma hoje e, quando ela queimar, você pode não estar mais morando na sua casa nem estar vivo para trocá-la (na verdade, as lâmpadas de LED geralmente não queimam; elas ficam só mais fraquinhas).

Você sabe como as lâmpadas incandescentes esquentam. Isso porque elas convertem apenas de 5% a 10% da energia elétrica em luz. Elas desperdiçam o restante na forma de calor. As lâmpadas de LED são muito mais eficientes. Elas convertem 60% da energia elétrica que consomem em luz. Por isso, elas consomem muito menos energia elétrica. Você paga menos e polui menos.

Mas espere! Tem mais: as lâmpadas de LED também alcançam seu brilho total instantaneamente e elas podem ser reguladas por meio de "dimmers". A cor da luz é maravilhosa: você pode escolher as lâmpadas de cor mais branca ou as de cor mais quente. Elas também são robustas. É difícil quebrar uma lâmpada de LED. Mas, se o pior acontecer, um revestimento especial impede que cacos voem e se espalhem pelo ambiente.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

VANTAGENS

1 - Baixo consumo

Esta é a grande mais-valia das LED (do inglês díodo emissor de luz). O princípio de funcionamento baseia-se na eletroluminescência emissão de luz pela passagem de energia. É um processo muito eficiente que pode representar uma poupança de 80%, relativamente às lâmpadas incandescentes cuja produção, na Europa, está proibida desde setembro de 2012. A substituição das lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes ou de LED é tida como a mais importante medida de controlo das emissões de gases com efeito de estufa. "O objetivo é estarem, em 2020, em metade do mercado doméstico mundial", avança Eduardo Gonçalves, especialista em design de iluminação e professor universitário.

2 - Tempo de vida

Uma boa lâmpada LED pode durar de 35 mil a 50 mil horas, ou oito a dez anos, enquanto as incandescentes subsistem durante um ano, em média. Algumas empresas começam agora a anunciar lâmpadas que podem durar 20 anos, como é o caso da Philips, ou até 40, respeitantes ao dispositivo desenvolvido pela start-up americana FireFly.

3 - Robustez

Ao contrário das lâmpadas incandescentes, que se partem com facilidade, as LED, baseadas em semicondutores, são resistentes ao choque.

4 - Temperatura

Quase toda a energia fornecida às lâmpadas LED é gasta na iluminação, pelo que não há, praticamente, libertação de calor.

5 - Cor

As LED oferecem várias colorações, o que permite inúmeras possibilidades de iluminação, sobretudo em espaços de festa.

DESVANTAGENS

1 - Fiabilidade

Numa tecnologia que ainda está a amadurecer as LED só chegaram ao mercado de grande consumo em 2009/10, podem encontrar-se grandes disparidades na qualidade dos dispositivos.

Até entre a mesma marca e o mesmo modelo podem existir diferenças na luz emitida ou no tempo de vida.

Para já não falar nas diversas lâmpadas produzidas por diferentes fabricantes. De qualquer maneira, a escolha de marcas reconhecidas minimiza as surpresas desagradáveis. "Convém não fazer a transição completa, e em simultâneo, de todas as lâmpadas da casa", adverte o designer de luz Eduardo Gonçalves.

2 - Preço

Uma boa lâmpada de LED é necessariamente cara a sua produção implica extração mineira e o uso de semicondutores. Há, de novo, uma grande variedade na oferta, podendo os preços ir de dois euros a três euros, até aos 20 euros ou mais.

3 - Qualidade da luz

Em termos de conforto para a visão, ainda é difícil competir com as lâmpadas incandescentes. Ao comprar uma lâmpada LED, é importante que tenha em atenção a temperatura de cor. Acima dos cinco mil graus Kelvin, no branco frio ou Cold White, a luz começa a ser muito desconfortável. Nunca adquira uma lâmpada que não seja acompanhada de um descritivo das suas propriedades.

Mas o ideal, mesmo, é experimentar antes de comprar, para perceber como se sente com este tipo de iluminação. Se não tiver possibilidade de a experimentar na loja, faça a substituição das suas lâmpadas gradualmente.

4 - Projeção da luz

Em geral, uma lâmpada LED é muito direcionada. O spot, medido em graus, é o parâmetro que lhe dá indicação sobre a abertura do feixe de luz. Quanto mais amplo for o spot, maior é a dispersão da luz.

TIPOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com