TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Líder Coach

Trabalho Universitário: Líder Coach. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 4

Função do Coaching

O modelo de gestão por aprendizado é definido quando Peter Senge cria o termo Learning Organizations (Organizações que Aprende). O objetivo é a consideração das empresas em entidades orgânicas, organismos vivos que evoluem e melhoram se adaptando-se ao meio ambiente. Diferentemente das entidades estáticas com hierarquias criadas para desdobrar ordens para serem cumpridas pelos vários escalões. O Learning Organizations tem como vantagem aprender com os próprios erros, questionando os sistemas e processos gerando eficiência, maior adaptabilidade no mercado de hoje que exige muitas adaptações e rápidas para se ter sucesso. As mudanças em si não são os problemas, mas sim a falta de modelo de gestão de mudanças. Quando a empresa utiliza-se de modelos onde o líder age como um Coach, cria-se um ambiente onde o aprendizado ocorre de forma acelerada. Vivemos em um mundo onde tudo se muda com muita facilidade e a demora na adaptação está comandando a sobrevivência sadia das empresas. Precisamos quebrar a ilusão de que a empresa só sairá da teoria de gestão de aprendizado se adotá-la, isto só se torna possível quando as organizações constroem sua cultura através das pessoas que aprendem.

Desafios e satisfação

Promover aprendizado e o desenvolvimento é a função principal do processo de coaching, ele gera benefícios como equipes de alta performance, construção de melhores resultados e mais eficientes, e pessoas alinhadas com

os objetivos da empresa. Tornarem-se pessoas mais bem preparadas para lidar com as mudanças e adversidades é o benefício dos liderados, eles usam mais seus potenciais desenvolvendo capacidade de liderança. O processo de self-esteeming ocorre quando a auto-estima da pessoa aumenta ao ser desafiada e aprende a conquistar metas maiores aumentando a confiança em suas capacidades. Uma das principais fontes de satisfação do ser humano está relacionada à capacidade de superar desafios diz o psicólogo e consultor húngaro Csikszentmihalyi. Através desse funcionamento, afetamos nossas preferências pessoais e as crenças em que gostamos ou não, assim adquirimos preferencias naturais por atividades que conseguimos dominar com satisfação. Exemplo: quando aprendemos técnicas de um esporte que dizíamos que não gostávamos, passamos a gostar criando sensação de controle superando desafios e gerando satisfação. Equipes desmotivadas são frutos de lideranças que não geram desafios nem desenvolvimento para atingir senso de maestria.

Breakthrough

Grande avanço, grande motivação é o significado da palavra breakthrough. Os líderes sonham em ter equipes que consigam ter uma evolução espantosa, mas o breakthrough é apenas o resultado final da fórmula composta de dois fatores: Performance + desenvolvimento. Sem competências desenvolvidas não se pode exigir recordes das equipes. Quanto maior a performance exigida da equipe, maior deve ser o foco no desenvolvimento da mesma.

A seguinte avaliação deve ser feita pelo líder:

“seu modelo de liderança está gerando pessoas que aprendem ou simplesmente pessoas que obedecem?”

Diferenças entre Gestão Antiga e Gestão de Alta Performance

Gestão Antiga-Gestão de projetos

• O gestor dizia o que fazer e tinha respostas: Onde o gestor dava as ordens e esperava obediência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com