TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAQ HID 1

Dissertações: MAQ HID 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Na engenharia trabalhamos com energia dos fluidos por unidade de peso, a qual denominou de “carga”; Sabe-se que no escoamento de fluidos reais, parte de sua energia dissipa-se em forma de calor e nos turbilhões que se formam na corrente fluida; Essa energia é dissipada para o fluido vencer a resistência causada pela sua viscosidade e a resistência provocada pelo contato do fluido com a parede interna do conduto, e também para vencer as resistências causadas por peças de adaptação ou conexões (curvas, válvulas, etc.).

OBJETIVO

Este relatório tem como objetivo realizar o estudo experimental sobre a perda de carga, nesse experimento utilizará a água, no qual a mesma ira passar por um sistema hidráulico através de dutos, onde vamos analisar para cada duto, diferentes perdas de cargas através de vazões, mostrando em prática o entendimento conceitual e funcional.

TEORIA

Perda de Carga

Sempre que um fluido se desloca no interior de uma tubulação ocorre atrito deste fluido com as paredes internas desta tubulação, ocorre também uma turbulência do fluido com ele mesmo, este fenômeno faz com que a pressão que existe no interior da tubulação vá diminuindo gradativamente à medida com que o fluido se desloque, esta diminuição da pressão é conhecida como “Perda de Carga (DP)”.

Desta forma a perda de carga seria uma restrição à passagem do fluxo do fluido dentro da tubulação, esta resistência influenciará diretamente na altura manométrica de uma bomba (H) e sua vazão volumétrica (Q), e em caso de sistemas frigoríficos, a diminuição de sua eficiência frigorífica. Em resumo, em ambos os casos um aumento de potência consumida.

Chama-se esta energia dissipada pelo fluido de PERDA DE CARGA (hp), que tem dimensão linear, e representa a energia perdida pelo líquido por unidade de peso, entre dois pontos do escoamento

A perda de carga é uma função complexa de diversos elementos tais como:

- Rugosidade do conduto;

- Viscosidade e densidade do líquido;

- Velocidade de escoamento;

- Grau de turbulência do movimento;

- Comprimento percorrido.

Perda de Carga Distribuída

Ocorrem em trechos retilíneos dos condutos, onde a pressão total imposta pela parede dos dutos diminui gradativamente ao longo do comprimento e permanece constante a geometria de suas áreas molhadas. Essa perda é considerável se tivermos trechos relativamente compridos dos dutos.

Perda de Carga Localizada

Ocorrem em trechos singulares dos condutos tais como: junções, derivações, curvas, válvulas, entradas, saídas, etc. As diversas peças necessárias para a montagem da tubulação e para o controle do fluxo do escoamento provocam uma variação brusca da velocidade (em módulo ou direção), intensificando a perda de energia;

METODOLOGIA EXPERIMENTAL

Materiais Utilizados:

- Bomba de Sucção

- Dutos de PVC 3⁄4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com