TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAQUINAS TERMICAS

Ensaios: MAQUINAS TERMICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  1.748 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DE MAQUINAS TÉRMICAS

ALUNO:

4º Modulo

0 MICROONDAS:

Como funciona o Forno de Microondas?

O forno de microondas funciona transformando energia elétrica em energia térmica. Uma fonte elétrica emite ondas eletromagnéticas que aumentam a energia cinética das moléculas de água dos alimentos. Sabemos que a temperatura é um número que expressa o estado de agitação das partículas, logo, aumentando a vibração (ou estado de agitação) das moléculas, aumentamos a temperatura do corpo.O Forno de microondas foi inventado pelo engenheiro Percy Lebaron Spencer e começou a ser utilizada em 1946.O componente mais importante do forno de microondas é o magnetron, um equipamento que utiliza a vibração de elétrons para gerar um campo magnético.

Vimos este fenômeno no estudo do dínamo, campo elétrico variável produz um campo magnético variável inverso. As ondas eletromagnéticas atravessam vidro, cerâmica, plástico, papel e outras estruturas. Mas, as moléculas de água absorvem a energia dessas ondas na freqüência de 2450 MHz, gerando uma vibração na mesma freqüência gerada pelo magnetron. Estas ondas penetram até 5 cm na superfície dos alimentos, e o calor então é transmitido por condução.

O que é o magnetron ?

Conforme já visto, o magnetron é uma válvula especial usada para gerar as microondas que aquecerão os alimentos. Abaixo vemos o aspecto físico e construção

Aplicando uma tensão de 3 V no filamento, este aquece o catodo (que está ligado no próprio filamento). O catodo aquecido libera os elétrons que são atraídos com força pela placa através de uma alta tensão (0 V na placa e - 4.000 V no filamento-catodo). O campo magnético dos dois imãs colocados em volta do magnetron faz os elétrons girarem em alta velocidade em volta das pequenas cavidades da placa. Cada cavidade funciona como uma bobina e um capacitor em paralelo ressonantes em 2.450 MHz. Desta forma com o movimento dos elétrons as ondas são induzidas nestas cavidades, se somam e saem pela antena com grande intensidade (cerca de 900 W).

OBS. IMPORTANTE - O magnetron nunca deve ser ligado sem estar parafusado no seu local correto, pois as ondas emitidas por ele são perigosas ao corpo humano, podendo causar queimaduras ou até câncer. Basta lembrar que nosso corpo é formado basicamente de água (75%).

Aplicações para o forno microondas:

O microondas é muito utilizado nas atividades domesticas, principalmente na cozinha para cozinhar, para descongelar e para aquec

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com