TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMATICA APLICADA A SAUDE

Exames: MATEMATICA APLICADA A SAUDE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  4.735 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A invenção do numero não aconteceu de repente, nem foi uma única pessoa responsável por ela. Na verdade, o número surgiu da necessidade que as pessoas tinham de contar inúmeras coisas, esse fato foi fundamental para o desenvolvimento da matemática. Podemos relacionar a matemática ao dia-a-dia, bem como utilizar os conceitos aprendidos em situações praticas.

Matemática na Saúde

Em diversas profissões há problemas que podem ser resolvidos com a ajuda da matemática, principalmente em álgebra, embora para alguns problemas já existam fórmulas prontas, outros necessitam apenas de raciocínio e criatividade. Na área da saúde, a matemática é utilizada com muitas formulas e muito usada por médicos para calcular a quantidade de remédios que deve ser dada aos pacientes. Historicamente, a matemática era mais importante para as ciências naturais e engenharia. No entanto, desde a Segunda Guerra Mundial, campos fora das ciências físicas, geraram a criação de novas áreas de matemática, como teoria dos jogos e teoria da escolha social, e o conceito de redes neurais, que surgiram do estudo do cérebro em neurociência. Entretanto, desde há muito tempo, a preocupação de alguns médicos com a saúde pública levou-os a uma acurada investigação a respeito de fatores relacionados à transmissão de doenças que assolavam muitas cidades. Das suas observações e conclusões resultaram a moderna epidemiologia - que consiste em determinar e isolar o agente etiológico, a forma de transmissão, a patogenicidade e o nível de prevalência na população. As observações epidemiológicas e a coleta de dados, junto com o acúmulo de conhecimentos biomédicos, permitiram determinar os fatores relacionados com a transmissão de agentes patogênicos. Neste contexto, as aplicações de análises estatísticas - muitas delas desenvolvidas para explorar e explicar os dados epidemiológicos - foram essenciais pois permitiram discriminar e ordenar fatores envolvidos na transmissão das infecções. A análise biológica e a síntese matemática permitem desenvolver modelos minimalistas, tão essenciais na compreensão de fenômenos biológicos

Conclusão

Nos dias de hoje a matemática vem sendo muito utilizada em áreas da saúde como: Medicina, Biomedicina, Farmácia e Enfermagem.

No curso de biomedicina os números são importantes em epidemiologia, para resultados de exames mais precisos. Também fazem parte do curso de biomedicina: Bioestátisca e Matemática Aplicada a Saúde. Portanto, os modelos matemáticos ocupam uma posição muito importante na área da saúde.

Bibliografia

Livro: Projeto didático de pesquisa

Livro: Método de ensino globalizado

http://pt.wikipedia.org/wiki/Matem%C3%A1tica_aplicada

http://www.comciencia.br/reportagens/modelagem/mod15.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com