TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMÁTICAS DE TREINAMENTO

Tese: MATEMÁTICAS DE TREINAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Tese  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

ENSINO DE MATEMÁTICA

5º ANO

CONTEÚDO – Grandezas e Medidas

Calcular perímetro

Ricardo anda de bicicleta na praça perto de sua casa, representada pela figura abaixo.

Se ele der a volta completa na praça, andará

(A) 160 m. (B) 100 m. (C) 80 m. (D) 60 m.

COMENTÁRIO:

Além da familiaridade com idéias sobre grandezas, o item exige medições e cálculos de perímetro do percurso mostrado.

A idéia é proporcionar a oportunidade de desenvolver estratégias e elaborar generalizações. Elas podem concluir que para chegar ao perímetro basta somar as medidas dos lados. Ou que, no caso dos quadrados, é possível multiplicar por 4 a medida de um deles. Ou ainda, com retângulos, dá certo somar dois lados diferentes e calcular o dobro.

ATIVIDADE/METODOLOGIA

Você pode iniciar o trabalho com perímetros usando folhas quadriculadas. Primeiro, proponha situações em que a unidade de área seja representada por quadradinho. Depois,

proponha às crianças problemas que estimulem o trabalho com medição, aproximação ou cálculo para determinar ou comparar o perímetro de figuras geométricas retilíneas. Ex: Recortar seis quadrado com 2 cm de lado. Compor com esses quadrados algumas figuras geométricas que deverão ser também desenhadas no caderno (com os respectivos perímetros). Utilizar um lápis de cor para indicar o contorno de cada figura (relacionado ao perímetro calculado). Desafiar os alunos a comporem figuras geométricas com cinco quadrados de 2 cm de lado. Quais são as figuras possíveis de serem formadas? Qual é o valor do perímetro de cada uma dessas figuras?

QUESTÃO INTERDICIPLINAR: ENSINO DE CIÊNCIAS E SAÚDE

8ºANO

CONTEÚDO: Saúde e prevenção de doenças; Mapa temático.

LEIA:

Gripe espanhola, gripe do porco ou gripe aviária são vários nomes dados á gripe causada pelo vírus Influenza A – H1N1. Esta gripe, de 1918 a 1919, matou aproximadamente 50 a 100 milhões de pessoas em todo o mundo. Para evitar que isso torne a acontecer, medidas estão sendo tomadas.

Entre elas, a mais importante no momento é:

(A) Lavar bem as mãos e cortar as unhas.

(B) Aderir á campanha de vacinação, indo ao posto para se vacinar.

(C) Ter contato com pessoas contaminadas pela gripe.

(D) Apenas não sair de casa quando estiver chovendo.

COMENTÁRIO:

O tema está na mídia e os alunos devem estar trazendo para a sala de aula questionamentos sobre a gravidade da chamada gripe suína. Sugerimos o tratamento do tema com uma boa conversa para esclarecimento sobre as causas e condições para a ocorrência de uma epidemia, além de uma atividade para dar aos alunos a noção da velocidade e da facilidade com que uma doença contagiosa pode se propagar, caso não haja prevenção.

ATIVIDADE/METODOLOGIA

Inicie a aula verificando qual conceito os alunos têm de uma epidemia. Quer seja por vários filmes de "cinema-catástrofe", quer seja pelo destaque que recebe na mídia, geralmente os alunos acham que epidemia é uma situação na qual pessoas se contaminam e aparecem mortas pelos cantos. Puro exagero. Explique que epidemia é uma questão de números. Um aumento repentino, em um curto intervalo de tempo, da ocorrência de uma doença dentro de uma população é considerado uma epidemia.

Para introduzir a atividade sobre a transmissão da doença, converse com a turma sobre como uma doença pode se tornar uma epidemia. Os alunos não devem ter dificuldades em concluir que, para uma doença se espalhar de forma epidêmica, ela depende da presença do agente patogênico e, é claro, tem de ser contagiosa. Para aquelas que são de contágio indireto, a presença de um vetor é fundamental. No caso da dengue, por exemplo, o vetor é o mosquito. Sistemas imunes não preparados também são condição para a ocorrência de uma epidemia. Se não houve vacinação e se a população não tem contato com o agente causador da doença, o sistema imunológico não apresenta defesas. Para exemplificar a velocidade com que, por sua vez, uma doença de contágio direto pode se espalhar proponha a seguinte brincadeira:

Os alunos deverão receber pequenos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com