TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATRIZ MATEMATICA

Dissertações: MATRIZ MATEMATICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogadro

Ele foi um grande químico e físico italiano. Nasceu em Turim, em 9 de agosto de 1776. Ele era filho do Conde Filippo Avogadro e Anna Maria Vercellone. Seu pai era um advogado célebre, tendo sido eleito presidente do senado de Piemonte em 1799, enquanto lá reinava Vittorio Amadeo III.

Foi para a escola de Turim, seguir carreira de advogado eclesiástico(a Igreja Católica mandava em tudo naquela época), formando-se bacharel em Direito em 1792, com apenas 16 anos!

4 anos depois defendeu seu doutorado. Mesmo tendo uma carreira de sucesso na advocacia (fora secretário da prefeitura de Eridano) Avogadro manifestou,desde cedo, interesse pelas ciências naturais,estudando por sua própria conta, química,física e matemática.

Sua primeira pesquisa científica ele fez junto com seu irmão Felice sobre eletricidade. E ele fez suas pesquisas tão bem que se tornou demonstrador na Academia de Turim.

Em 1809 foi admitido como professor de física no Reale Collegio di Vercelli.

Em 1811, Avogadro publicou um artigo em um jornal científico, onde mostrava a diferença entre moléculas e átomos(tendo ele mesmo cunhado o termo molécula).

Dizia também que no caso da água, uma molécula de oxigênio reagiria com duas moléculas de hidrogênio e sua fórmula era H2O.

Depois formulou sua hipótese: "Iguais volumes de quaisquer gases encerram o mesmo número de moléculas, quando medidos nas mesmas condições de temperatura e pressão".

O seu trabalho porém, foi negligenciado, pois seus contemporâneos recusaram-se a aceitar essa ideia.Além disso estava na moda a Eletroquímica, desenvolvida por Galvani e por Volta, que teve o seu pesquisador, Berzélius, contra o princípio de Avogadro, pois acreditava que uma composição química deveria ser formada pela atração de partículas contendo cargas opostas. Esse conceito prevaleceu por quase sessenta anos após a publicação dos trabalhos de Avogadro.

Era casado com Felicitá Mazzé e teve seis filhos. Avogadro trabalhava só, escrevia em jornais pouco divulgados e era muito religioso e modesto.

Em 1820 Avogadro obteve a cadeira de física da universidade de Turim e escreveu vários trabalhos sobre questões de química e de física.

Em 1850, retirou-se da universidade.

Avogadro morreu em Turim, em 9 de julho de 1856.

Somente em 1858, quando Stanislao Canizzarro estabeleceu em definitivo a teoria atômico-molecular, é que a hipótese de Avogadro foi universalmente consagrada como lei.

Vida e obra

Amedeo Avogadro nasceu em 9 de agosto de 1776. Seu pai, Conde Filippo Avogadro, foi um célebre advogado, sendo eleito presidente do senado dePiemonte em 1799. Amedeo Avogadro foi para a escola de Turim, seguir carreira de advogado eclesiástico, e formou-se em bacharel em 1792, com 16 anos. Quatro anos mais tarde defendeu seu doutorado.

Mesmo tendo uma carreira de sucesso na advocacia (fora secretário da prefeitura de Eridano), Avogadro interessava-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com