TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAketing De Relacionamento

Casos: MAketing De Relacionamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

Desde o surgimento do marketing o mesmo procurar se adaptar as constantes mudanças exigidas pelo mercado, que por sua vez está cada vez mais competitivo e vivendo constantes mudanças. Como por exemplo o fator preço e qualidade que deixam de ser um diferencial para se tornarem um requisito mínimo esperado pelos clientes. (Jesus, 2008)

Buscando atender além das necessitas básicas dos clientes surgiu o marketing de relacionamento que segundo Limeira (in DIAS, 2003, p. 301) “é uma estratégia de marketing que visa construir uma relação duradoura entre cliente e fornecedor, baseada em confiança, colaboração, compromisso, parceria, investimentos e benefícios mútuos, resultando na otimização do retorno para a empresa e seus clientes.”

Para que essa relação, cliente e fornecedor, possa ser feita de maneira que fidelize os compradores se faz necessário que as organizações saibam quais são as preferências e opiniões de sua clientela por meio de pesquisas constantes, como por exemplo a pesquisa de satisfação que é uma ferramenta que pode auxiliar indicando as melhorias que são esperadas que sejam feitas pela empresa.

Estabelecer um relacionamento é um processo de longo prazo e exige o comprometimento de toda empresa, devido ao alto custo e demorado retorno sobre o investimento. Além disso, o processo deve ser continuo, garantindo um oferecimento de um mix de produtos e serviços cada vez mais adequado e diferenciado para o consumidor fiel. As empresas nos dias atuais precisão antecipar os seus desejos, conquista-los, mantê-los e assim, ganhar mercado. (VALENTE)

Na busca por um relacionamento continuo as organizações procuram implementar nova maneiras manter a satisfação de seus clientes. Um desses métodos é o CRM (Customer Relationship Management, ou em português GRC - Gestão da Relação com o Cliente) que é uma ferramenta que permite facilitar o gerenciamento das informaçoes dos clientes, coletas pela empresa geralmente por meio tecnologico, para trasforma-las em estrategias de maketng mais adequadas. (Binkler, 2010)

Segundo artigo de Monteiro (et al., 2013) o CRM nao é apenas uma fermenta de cunho informatico, que permite a alocação de dados em uma organização, mai sim “um processo de g gestão de mudança suportado numa base de dados que tem como finalidade atender, reconhecer e cuidar do cliente em tempo real.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com