TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERCADO DE TRABALHO

Casos: MERCADO DE TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Os princípios contábeis permitem aos usuários fixar padrões de comparação e de credibilidade, de acordo com o reconhecimento dos critérios adotados para a elaboração das demonstrações financeiras, aumentam a utilidade dos dados fornecidos e facilitam a adequação entre empresas do mesmo setor.

Neste trabalho vamos abordar os Princípios Contábeis e suas auterações baseadas na Leia 11.638/2007 e Resolução CFC nº 1.282/2010, de uma forma objetiva e clara, de modo simples e resumido, porém não deixaremos de citar toda a sua importância e responsabilidade.

A Contabilidade é uma ciência social e aplicada que atua em diversos campos. O contabilista é um profissional flexível que exerce suas atribuições e é responsabilizado por seus atos. Tendo em vista que a contabilidade caminha juntamente com a economia, suas transformações são constantes. Para exercer corretamente sua profissão e não sofrer sanções por atos cometidos, o contabilista deve observar os Princípios Fundamentais da Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, pautando suas ações, nestas duas grandes correntes o contabilista estará agindo dentro dos princípios que regem a profissão.

Ainda com a globalização o profissional da área da contabilidade precisa também se adequar às Normas Internacionais de Contabilidade. Caso esta atualização não ocorra o profissional esta fadado ao declínio, pois, os clientes buscam no contabilista suporte para tomadas de decisão, e se o profissional não é capaz de tirar todas as dúvidas de seus clientes, certamente perderá espaço.

PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE

Princípios contábeis são as regras em que se encontram todas as estruturas teóricas para a escrituração e análise contábil. Os princípios originaram-se da necessidade de estabelecer um conjunto de conceitos, princípios e procedimentos que não somente fossem utilizados como elementos disciplinadores do comportamento profissional, permitindo aos demais usuários fixar padrões de comparabilidade e credibilidade, em função do conhecimento dos critérios adotados na elaboração dessas demonstrações.

PRINCIPAIS MUDANÇAS INTRODUZIDAS PELA RESOLUÇÃO

O Contabilista é um profissional de grande importância no mercado atual. Com o advento do Novo Código Civil as responsabilidades deste profissional foram severamente ampliadas. Tendo em vista a representatividade da profissão para a sociedade como um todo, cabe ao contabilista exercer seu papel de forma idônea, proporcionando ao seu cliente um serviço de boa qualidade, que atenda os Princípios Fundamentais de Contabilidade.

A Lei 11.638/07, que entrou em vigor no ano de 2008, deu nova redação à contabilidade brasileira. As alterações na Lei 6.404/76 precisam ser estudadas e conhecidas pelos contabilistas, pois somente assim, estes poderão fazer um trabalho adequado.

A primeira modificação diz respeito à mudança na sua denominação. Agora, oficialmente, devemos nos referir a eles como “princípios de contabilidade” e não mais como “princípios fundamentais de contabilidade” (PFC), sob a justificativa de ser suficiente para o perfeito entendimento dos usuários das demonstrações contábeis e dos profissionais da Contabilidade.

Também ocorreu a “incorporação”, pelo principio do registro do valor original, do principio da atualização monetária. Por conseguinte, foi revogada a Resolução nº 90/2001, que tratava especialmente do principio da atualização monetária.

Outra revogação importante foi a da Resolução CFC nº 774/1994, que aprova o apêndice à resolução sobre os princípios fundamentais de contabilidade.

A LEI

“O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO a necessidade de prover fundamentação apropriada para interpretação e aplicação das Normas Brasileiras de Contabilidade, (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1282/10)

RESOLVE:

CAPÍTULO DOS PRINCÍPIOS E DE SUA OBSERVÂNCIA

Art. 1º. Constituem PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE (PC) os enunciados por esta Resolução.

§ 1º. A observância dos Princípios de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC).

§ 2º. Na aplicação dos Princípios de Contabilidade há situações concretas e a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1282/10)

CAPÍTULO DA CONCEITUAÇÃO, DA AMPLITUDE E DA ENUMERAÇÃO

Art. 2º. Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso País. Concernem, pois, à Contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com