TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA EPIDEMIOLÓGICA de elementos; HISTÓRICO E DEFINIÇÃO DE CONCEITOS EM EPIDEMIOLOGIA

Tese: METODOLOGIA EPIDEMIOLÓGICA de elementos; HISTÓRICO E DEFINIÇÃO DE CONCEITOS EM EPIDEMIOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  Tese  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 4

ELEMENTOS DE METODOLOGIA EPIDEMIOLÓGICA; HISTÓRIA E DEFINIÇÃO DE CONCEITOS EM EPIDEMIOLOGIA.

Definição:

“Ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle, ou erradicação de doenças, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde.” (Rouquayrol e Goldbaum, 1999).

“Epidemia é um termo antigo que aparece nos escritos desde o tempo da Grécia clássica e a referência mais remota à palavra “epidemiologia” é de um texto espanhol sobre a peste, do século XVI. Há também, registros, de uma Sociedade de Epidemiologia, fundada em Londres, em 1850.” ( PEREIRA.P.A.M)

A partir desta época, as investigações etiológicas sobre as doenças transmissíveis tomaram um grande impulso e geraram um amplo conhecimento científico, assim a denominação “epidemiologia” passou a constar em capítulos de livros de higiene. Porém, o status de disciplina científica só foi lançado na metade do século XX, data do aparecimento dos primeiros livros-texto, detalhando conceitos e métodos, exclusivamente dedicados aos assuntos. ( PEREIRA.P.A.M)

O conceito original da epidemiologia, que se restringia ao estudo de epidemias de doenças transmissíveis, prevaleceu por longo tempo. A ampliação do campo de aplicação da epidemiologia, fez com que muitas definições surgissem, na tentativa de expressar, com maior precisão, a nova realidade. Hoje em dia pode-se encontrar dezenas delas na literatura especializada, o que, embora vem refletindo a evolução da disciplina, também significa que nenhuma é aceita por unanimidade.

“A epidemiologia é o campo da ciência médica preocupado com o inter-relacionamento de vários fatores e condições que determinam a frequência e a distribuição de um processo infeccioso, uma doença ou um estado fisiológico em uma comunidade humana”.(MAXCY, 1951).

“A epidemiologia é o estudo da distribuição e dos determinantes da saúde das populações humanas”. (MORRIS,1975).

Histórico:

A epidemiologia teve origem na idéia de que fatores ambientais podem influenciar a ocorrência das doenças. Porém a medida das doenças de ocorrência comum nos grupos populacionais só passou a ser feita no século XIX. O exemplo clássico e marcante do início desta ciência foi um estudo realizado por John Snow, em Londres no século 19 e 20. Neste estudo ele constatou que o risco de adquirir cólera estava intimamente relacionado ao consumo de água fornecida por determinada companhia. Na meticulosa investigação, Snow construiu uma teoria sobre a transmissão das doenças infecciosas em geral e sugeriu que a cólera era disseminada através da água contaminada, mesmo antes da descoberta do bacilo causador do cólera. Pode, dessa forma sugerir alterações na forma em que a água era distribuída e na forma de saneamento da cidade.

Seguindo este exemplo, a epidemiologia tem sugerido medidas à saúde pública apropriadas ao combate de doenças de alcance amplo. Na atualidade, as doenças transmissíveis permanecem como desafio às ações em saúde. Países em desenvolvimento onde a malária, esquistossomose e hanseníase são endêmicas, tornam-se o desafio da epidemiologia, principalmente na detecção dos índices de eficiência de programas implementados. O comportamento e o estilo de vida são também de grande importância hoje. As doenças relacionadas a causas cardiovasculares, pulmonares, renais entre outras, têm levado a medidas de prevenção e de promoção de saúde importantes. A aplicação de métodos epidemiológicos no manejo dos problemas encontrados na prática clínica, traz informações importantes para decisões médico-curativas também.

PRINCIPAIS USOS DA EPIDEMIOLOGIA

• Diagnóstico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com