TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOS DE ANALISES INSTRUMENTAIS

Trabalho Escolar: METODOS DE ANALISES INSTRUMENTAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 4

A espectroscopia de fluorescência é um método convencionalmente empregado no estudo de materiais para a determinação de compostos em função de bandas de emissão características. A espectroscopia de fluorescência analisa a fluorescência de uma amostra. Isto envolve o resultado da absorção de energia radiante e emissão de parte desta energia na forma de luz de baixa energia, normalmente, mas não necessariamente luz visível. A emissão de luz se dá pela excitação de elétrons nas moléculas de certos compostos, normalmente usando luz ultravioleta. Seu princípio teórico é que luz emitida ou fluorescência é proporcional à concentração do composto analisado. A forma de luz emitida tem, quase sempre, comprimento de onda maior de que a luz absorvida (lei de Stokes). Ao logo dos anos, foi realizado um esforço significativo de pesquisa para o desenvolvimento de métodos analíticos baseados na fluorescência atômica. Este trabalho demonstrou claramente que a espectroscopia de fluorescência atômica fornece um meio útil e conveniente para determinação quantitativa de um numero razoavelmente grande de elementos. Entretanto, o procedimento ainda não encontrou uma ampla aplicação devido ao estrondoso sucesso de métodos de emissão atômica, e especialmente, dos de absorção atômica que foram desenvolvidos mais de uma década antes da técnica de fluorescência atômica.

1

INSTRUMENTAÇÃO:

A emissão por fluorescência é um processo que, de um modo geral, se observa com igual intensidade em todas as direções, pelo que as medidas são usualmente efetuadas a 90º em relação à fonte de radiação para minimizar os efeitos da radiação não absorvida (direta). Todos os instrumentos de medidas de fluorescência têm três elementos básicos: fonte de radiação, porta amostras e detector. Para que estes equipamentos tenham utilidade analítica é também necessário que o sistema esteja equipado com monocromadores ajustáveis que possam selecionar com precisão os comprimentos de onda de excitação e de emissão. Os fluorímetros devem permitir medidas da intensidade da radiação emitida pelas amostras quer na forma de um varri mento contínuo da emissão, numa gama de comprimentos de onda selecionada e para um comprimento de onda de excitação fixo, quer por análise à pares de comprimentos de onda fixos de emissão e excitação.

O compartimento da amostra é na maioria das vezes uma chama, mas pode ser também uma célula de atomização eletro térmica, um sistema de descarga luminosa ou um plasma acoplado indutivamente. Células de fluxo são geralmente usadas em conjunto com métodos de geração de vapor ou hidretos

Instrumentos dispersivos:

Um sistema dispersivo para medidas de fluorescência atômica consiste em uma fonte modulada, um atomizador por (chama ou não), um monocromador ou um sistema de filtros de interferência, um detector,um processador de sinais e um dispositivo de saída.com exceção da fonte, a maior parte destes componentes é similar aqueles discutidos anteriormente neste capitulo.

Instrumentos não dispersivos

Em teoria, nenhum monocromador ou filtro deveria ser necessário para medidas por fluorescência atômica quando uma lâmpada de descarga sem eletrodo ou uma lâmpada de descarga sem eletrodo ou uma lâmpada de catodo oco atua como fonte de excitação uma vez que a radiação emitida é, em principio aquela de um só elemento e, assim, excitará apenas átomos daquele elemento. Um sistema não dispersivo pode então ser constituído apenas por uma fonte, um atomizador e um detector.

2

RELAÇÃO DE FLUORESCÊNCIA E CONCENTRAÇÃO:

A molécula, com níveis energéticos muito próximos, pode passar de um nível de energia inferior para um nível superior, desde que absorva uma energia igual à diferença energética entre os dois níveis de energia (figura 1).

Fig. 1. Diagrama de Jablonski. Representação esquemática dos níveis de energia para uma molécula diatômica. Em Guilbault (1990)

Os estados eletrônicos de uma molécula dividem-se em estados singlet (S0, S1 e S2, na figura 1) e triplet (T1 e T2, na figura 1). Uma das formas de fornecer energia a uma molécula é excitá-la através de luz. O electrão do seu nível energético inicial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com