TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodo análise economica

Por:   •  4/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

1º REPORTAGEM

O jornal “A Tarde” de 23 de outubro de 2002, publicou a reportagem “Praia do Forte” em seu caderno de Turismo, relatando que na época, em que o Dólar sofreu uma alta, a procura por viagens para o exterior diminuiu, devido ao aumento dos preços de tarifas e hospedagens e assim, a procura por destinos no Brasil aumentou. No caso da reportagem o destino citado era a Praia do Forte, que esperava receber um grande número de visitantes no verão impulsionados por esse fator.

A reportagem cita ainda, que cada vez mais os turistas têm preferido viajar para lugares calmos e pacatos e que a Praia do Forte, apesar de um forte marketing, e ser um destino turístico bastante procurado, não perdeu essa característica.

Essa reportagem pode ser relacionada com a Teoria da Demanda, onde o conceito diz que “é a quantidade de um produto que o consumidor busca adquirir num fluxo temporal”, ou seja, é o comportamento do consumidor. Dentre os fatores que afetam esse comportamento estão o preço do bem produzido, a renda do consumidor, o gosto e o preço de outros bens (substitutos e complementares). No caso da reportagem, dois fatores podem ser analisados: o preço de outros bens e o gosto.

A Praia do Forte pode ser considerada um bem substituto aos destinos no exterior, sendo assim, como o preço desses destinos aumentou, devido à alta do Dólar, a procura (demanda) pela Praia do Forte também aumentou, formando uma relação direta. Outro fator observado é o gosto do consumidor, já que na reportagem também é relatado o fato de os turistas estarem preferindo visitar lugares mais pacatos. Ou seja, o gosto pela Praia do Forte aumentou e conseqüentemente sua demanda também.

2º REPORTAGEM

A reportagem da revista “Veja” de 1º de março de 2006, “Férias longe da multidão”, relata o aumento da procura de turistas por países asiáticos pouco conhecidos e visitados, como Butão, Mianmar e Laos.  Essa procura se deve pelo fato de que os turistas (ricos), estão buscando conhecer lugares diferentes de todos que já conhece, mas com o luxo de grandes hotéis.

Assim, pode se explicar esse fator pelo conceito da Teoria da Demanda, onde, ocorre a relação direta entre o gosto e a quantidade demandada, isto é, o gosto por viagens para os países asiáticos citados tem aumentado, o que leva a um aumento da demanda.

3º REPORTAGEM

A reportagem “Invasão Chinesa” da revista “Veja” de 3 de novembro de 2004, relata o crescimento do número de turistas chineses que viajam para o exterior. A reportagem fala que esse crescimento de turistas chineses se deve a ascensão de uma nova classe média, que surgiu com o crescimento da economia chinesa, esse número elevado de turistas poderiam ser ainda maiores se não houvesse obstáculos para os chineses como a limitação de países que podem ser visitados como turistas, na maioria dos países eles precisam comprovar que a viagem é a negócio. No Brasil o número de turistas chineses chegam a 15000 por ano e na maior parte à negócios.

Essa reportagem pode ser explicada pela Teoria da Demanda, onde o conceito diz que quando a renda aumenta, a quantidade demandada aumenta também. É o que vem ocorrendo com esses turistas chineses, apesar dos problemas enfrentados por eles, como o burocrático quando a saída do seu país precisa ser justificada.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com