TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUNICÍPIOS SELECIONADOS E SUAS INFORMAÇÕES BÁSICAS

Por:   •  26/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.191 Palavras (17 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1. MUNICÍPIOS SELECIONADOS E SUAS INFORMAÇÕES BÁSICAS                      1

2. CANAIS DE COMUNICAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NA ADMINISTRAÇÃO DOS MUNICÍPIOS SELECIONADOS                                      5

3. INFORMAÇÕES CONTÁBEIS E ORÇAMENTO DOS MUNICÍPIOS                      8

4. SISTEMATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES OBTIDAS                                         11

5.REFLEXÃO                                                                                                                       12

REFERÊNCIAS                                                                                     14


  1. MUNICÍPIOS SELECIONADOS E SUAS INFORMAÇÕES BÁSICAS

Guaratinguetá – SP

Guaratinguetá é um município brasileiro do estado de São Paulo, localizada na região do Vale do Paraíba, sede de microrregião, uma das subsedes da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e um dos polos sub-regionais do Brasil. O município é um dos mais importantes do Vale do Paraíba, possuindo importância turística, industrial e comercial. É também, a segunda maior economia e um dos maiores municípios da região com relação à população. Além disso, possui o melhor índice de distribuição de renda de sua região e baixos índices de criminalidade. Se destaca, também, por ser uma das mais industrializadas de sua região e por ter sido pioneira nessa atividade econômica. Ela abriga o maior complexo químico da América Latina. Além das indústrias químicas, destacam-se no município as indústrias dos setores: têxtil, alimentício, de laticínios e metalomecânica. Apesar da indústria dar destaque ao município, não é ela o setor econômico que mais emprega no município. O setor de comércio e serviços é o que gera a maior quantidade de empregos para a população.

A população é predominantemente branca, sendo os pardos o segundo maior grupo étnico da cidade. Em números arredondados, os brancos significam 70,15% dos habitantes, os pardos 25,18%, os negros representam 4,11%, amarelos 0,51% e indígenas 0,06% dos habitantes. A taxa de crescimento populacional é de 1,15%42 ao ano, uma das maiores taxas do Vale do Paraíba. A população total da cidade é de 112.072 habitantes (População estimada em 01.07.2007 - Fonte IBGE), distribuídas na zona urbana 106.072 e na zona rural 6.000.

O levantamento do número de eleitores foi elaborado a partir dos dados disponibilizados pelo Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, que, por sua vez, utiliza fontes do Tribunal Superior Eleitoral - TSE. A pesquisa permite consultar por município o número de eleitores, o eleitorado em percentual da população total, o comparecimento dos eleitores nas urnas no primeiro e segundo turno das eleições, entre outros itens. Como resultado obtivemos o número de 87.686 eleitores em 2012, apresentando um eleitorado em percentual da população total de 77,42% e um percentual de 0,0623% de eleitores do município em relação ao país.

Como já citado anteriormente, o município de Guaratinguetá está localizado na região do Vale do Paraíba, a 178 Km da capital. O município tem aproximadamente, segundo o IBGE, uma área 752,636 km², possuindo como municípios limítrofes as cidades de Campos do Jordão, Delfim Moreira e Piquete ao norte; os municípios de Cunha, Lagoinha, Aparecida e Potim ao sul; a cidade de Pindamonhangaba a oeste e o município de Lorena a leste.

Pioneira na industrialização do Vale do Paraíba Paulista, hoje Guaratinguetá mantêm sua importância econômica. Eleita a 90º melhor economia do Brasil, a 24º do estado de São Paulo e a 2º melhor do Vale do Paraíba.Localizada no eixo Rio – São Paulo, Guaratinguetá é considerada a segunda melhor economia do Vale do Paraíba para se investir e a segunda em importância na região. Com grande crescimento dos setores Indústrias e Comerciais, a cidade vem vivendo um grande crescimento em seu setor econômico. A agricultura e a pecuária estão ligadas ao setor econômico de Guaratinguetá desde de o começo da história do município e ainda hoje contribuem para a economia do município, mas de forma menos expressiva.

A vocação industrial de Guaratinguetá esteve e ainda está voltada para o setor alimentício e de laticínios, mas há um pequeno número de indústrias de outros ramos como, têxtil, química, e metal-mecânico.

O clima é tropical de altitude com inverno seco, com temperatura média mínima de 15,5° e máxima de 28,4°. A cidade é considerada a mais quente do Vale do Paraíba, possui uma temperatura média de 22°,35 36 o clima é seco e quente na área urbana, e ameno e úmido nas áreas rurais. As massas de ar equatorial continental, tropical atlântica e frente intertropical, influenciam o clima da região. Guaratinguetá está assentada sobre terreno arqueano, formado do grande galho da Serra do Mar que parte do espigão principal nas cabeceiras do Rio Paraíba do Sul. Guaratinguetá localiza-se a 530 metros de altitude em relação ao nível do mar. Nas montanhas mais altas como a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira, a vegetação é formada por uma mata densa nas áreas mais altas, contrastando com a vegetação da parte mais baixa repleta de plantas miúdas e retorcidas, típicas de áreas frias. A região onde hoje se encontra a cidade era composta pela mata ciliar do Rio Paraíba hoje, praticamente devastada em muitas partes.

Ouro Preto – MG

Ouro Preto é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. É famoso por sua arquitetura colonial. Ouro Preto nasceu sob o nome de Vila Rica, como resultado da épica aventura da colonização do interior brasileiro, que ocorreu no final do século XVII. Em 1698, saindo de Taubaté, São Paulo, a bandeira chefiada por Antônio Dias descortina o Itacolomi do alto da Serra do Ouro Preto, onde implanta a capela de São João. Ali, tem início o povoamento intenso do Vale do Tripui que, trinta anos depois, já possuía perto de 40 mil pessoas em mineração desordenada e sob a louca corrida pelo ouro de aluvião. O nome Ouro Preto foi adotado em 20 de maio de 1823, quando a antiga Vila Rica foi elevada a cidade. "Ouro Preto" vem do ouro escuro, recoberto com uma camada de óxido de ferro, encontrado na cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (153.4 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com