TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macaco

Artigo: Macaco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

eu nome é explicado pelo fato dessa espécie apresentar os membros mais longos que o comum. Ao se movimentar com grande agilidade pelos galhos das árvores, o macaco-aranha usa todos os membros e inclusive sua cauda preênsil, lembrando os movimentos das aranhas, com suas longas pernas andando por suas teias. Adulto, pode chegar a 65 cm de altura e 8 kg. Sua cauda pode chegar a medir 90 cm. Aliás, esta espécie de macaco usa a cauda como uma terceira mão da mesma forma os elefantes utilizam a tromba.

O macaco-aranha vive em grupo e habita em florestas tropicais chuvosas, como das Guianas e no Amazonas. São encontrados também nas florestas costeiras do México. Vivem no alto das árvores e raramente descem ao chão. Dormem de forma curiosa, em grupos de 2 ou 3, com as caudas entrelaçadas, prendendo-se uns aos outros. Durante o dia, o grupo percorre algumas rotas dentro da área que dominam, sendo que à noite costumam a retornar para dormir sempre na mesma árvore. O tamanho do grupo em que vivem depende da oferta de alimento da área onde vivem.

Sua dieta é variada, composta por frutos, sementes, brotos, nozes, flores, ovos, aranhas e vários tipos de insetos.

A reprodução da espécie pode ocorrer em qualquer época do ano. A gestação dura entre 226 e 232 dias. Ao nascer, o filhote (só nasce um por gestação) pesa 340 g e tem pêlos castanhos. Por 4 meses, vive agarrado somente a barriga da mãe, sendo que após esse período, pendura-se nas costas. Dependerá dos cuidados da fêmea até os 10 meses de idade. A maturidade sexual da fêmea ocorre por volta dos 4 anos, enquanto os machos se tornam férteis aos 5 anos de idade. É difícil distinguir o sexo dessa espécie, pois a fêmea do macaco-aranha têm o clitóris maior do que o comum, o que o torna semelhante ao pênis dos machos.

O mais comum predador natural dessa espécie é a onça-pintada. Em segundo lugar está o homem, que prejudica essa espécie de formas direta e indireta:

- Caçando para o consumo de sua carne, muito apreciada.

- Capturando os filhotes para vender - tráfico de animais.

- Desmatando a Amazônia, seu habitat natural.

Os caçadores se aproveitam do fato dos macacos-prego dormirem sempre próximos uns aos outros, e costumam a dizimar bandos inteiros de uma só vez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com