TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Make To Order (MTO):

Dissertações: Make To Order (MTO):. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  1.205 Visualizações

Página 1 de 4

1 Make to order (MTO):

Make To Order (MTO) significa fabricação conforme pedido, ou seja, a produção começa logo após a ordem de um cliente ser recebida e aprovada pela empresa. É a estratégia onde a alocação de recursos só acontece quando se recebe a ordem do cliente.

Possui a vantagem de se trabalhar com baixos estoques de produtos acabados, sendo adequado para produtos com demanda pouco frequente, que possuem alto custo de estocagem (itens classe A) ou que são perecíveis.

Os processos MTO normalmente são tratados como projeto onde cada ordem de fabricação tem um cálculo do custo de fabricação. Um bom exemplo de aplicação desta estratégia são os pedidos para exportação onde cada cliente em determinado país tem necessidade própria e requer uma fabricação diferenciada.

Esta estratégia, entretanto torna o lead-time do produto igual ao lead-time do “ramo” mais demorado da fabricação do produto. Este particular pode tornar o prazo de entrega estrategicamente indesejável, especialmente em mercado no qual o fator velocidade de entrega é vital.

2 Make to stock (MTS)

Na estratégia Make to Stock (MTS) os produtos são fabricados com base em previsões de demanda e enviados para estoque aguardando a chegada dos pedidos. A chegada do pedido de cliente provoca o seu atendimento quase imediato, mediante a retirada do produto acabado do estoque. Um alto nível de acuracidade na previsão da demanda é fundamental para se evitar excesso de estoque ou perda de vendas devido à falta de produtos. Portanto, na estratégia MTS a precisão das previsões é de grande importância para se evitar perdas com rupturas de fornecimento.

A estratégia MTS Possui a vantagem de oferecer um lead-time muito reduzido, sendo adequado para a gestão de produtos com demanda bastante previsível. Entretanto, o volume de estoques a serem mantidos para o nível de atendimento desejado pode significar um grande volume de capital investido, especialmente no caso de empresas com grande número de itens comercializados e cuja capacidade de previsão da demanda é deficiente.

3 Engineer to Order (ETO)

No processo Engineer to Order, o produto é especificado, projetado e fabricado mediante pedido. Esse processo é aplicado a projetos dos quais o cliente participa deste o inicio, antes mesmo da colocação do pedido. Não há estoque de matéria-prima antecipada, até mesmo porque, na maioria das vezes, a definição da matéria-prima faz parte do projeto. A complexidade do fluxo de materiais é altíssima, pois a variabilidade é alta e o volume baixo. O lead time é muito longo. Os custos com estoque em processo costumam ser elevados, dada a dificuldade de sincronismo na cadeia produtiva.

4 Referências

• PACHECO, R.F. ; CÂNDIDO,M. A. B ..METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DE MUDANÇA DE ESTRATÉGIA DE GESTÃO DA DEMANDA DE MAKE-TO-ORDER PARA ASSEMBLY-TO-ORDER. ENEGEP 2001. Disponível em http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2001_TR14_0923.pdf . Acesso em 23 de outubro de 2014.

• http://gcmeneghellologistica.blogspot.com.br/2012/12/entendendo-os-processos-make-to-order-e.html. Acesso em 23 de outubro de 2014.

• LUSTOSA L., MESQUITA M. A.,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com