TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manancial

Pesquisas Acadêmicas: Manancial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  222 Visualizações

O pesquisador Rolf Roland Weber, professor titular do Instituto Oceanográfico (IO) da Universidade de São Paulo (USP) publicou uma reportagem na Revista Scientific American Brasil, no ano de 2003, que se intitula “Perigosa Poluição das Águas”. Sobre esta publicação é extremamente interessante e importante destacar alguns trechos dessa reportagem.

O impacto dos compostos organoclorados sintéticos introduzidos durante décadas no ambiente é tão grave que o programa das Nações Unidas para prevenção da poluição marinha devido às atividades terrestres, previa o banimento do uso de todos os compostos orgânicos clorados usados como solventes até o ano passado.

O problema dos esgotos é de longe muito mais complexo que o dos compostos orgânicos sintéticos, cuja produção e uso, ao menos teoricamente, podem ser interrompidos, com substitutos menos danosos para o ambiente. Isso porque o tratamento adequado dos esgotos domésticos, que não podem ter sua geração suspensa, exige grandes investimentos e não rende os mesmos dividendos políticos da construção obras como estradas, pontes e viadutos. O saneamento básico, como a qualidade da água oferecida à população, apesar de essencial para a qualidade de vida, ainda é deficiente no Brasil. (Weber, 2003).

Faça uma pesquisa sobre como podemos proteger nossos mananciais, cursos d’água, rios, lagos, oceanos, praias etc. Escreva um texto próprio, de até cinco linhas, destacando ações que podem e devem ser tomadas para a preservação destes corpos d’água.

Questão 2

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com