TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manometros

Tese: Manometros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  Tese  •  2.213 Palavras (9 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 9

Manômetro

O manômetro é o instrumento utilizado na mecânica dos fluidos para se efetuar a medição da pressão. Esta poderia ser a pressão atmosférica, ou a pressão de um gás ou líquido.

Definições e princípios para fazer medições com colunas manométricas

No mundo contemporâneo, torna-se cada vez mais necessária a medição e controle de determinados parâmetros dos processos, com a finalidade de atender aos mais variados tipos de especificações técnicas, por este motivo a PRESSÃO pode ser considerada como uma das mais importantes grandezas físicas que atua nestes referidos processos.

Por definição, Pressão é igual à relação entre a Força uniformemente distribuída sobre a unidade de área e atuando sobre ela; e um dos métodos mais precisos para medi-la consiste em equilibrar a coluna de líquido, cujo peso específico é conhecido, com a pressão aplicada.

Para instrumentos com Coluna de Líquido, o princípio da medição consiste no fato de que ao se aplicar a leiU p=U h. e .g, a pressão “p” para ser medida deve ser comparada a altura “h” da coluna de líquido.

Os instrumentos que empregam tal princípio são denominados “Manômetros de Coluna”, e a precisão da medição, com auxílio de tais instrumentos, pode chegar até 0,3%.

Para fazer medições com maior precisão é necessário que sejam considerados vários fatores, tais como:

1 – Temperatura : realizar cálculos de correção se a temperatura de medição diferir da temperatura de referência, pois a variação de temperatura provoca mudanças na densidade, conseqüentemente causando erros de leitura.

2 – Aceleração da gravidade deve ser considerada no local da medição com o seu valor de referência.

3 – Impurezas contidas no líquido manométrico também provocam mudanças na densidade, conseqüentemente causando erros de leitura.

4 – A influência da Tensão Superficial e sua mudança causada por efeitos externos, assim como a compressibilidade do líquido manométrico devem ser consideradas.

A tensão superficial dos líquidos é apresentada pela forma que apresentam nas paredes do recipiente. Em tubos de diâmetro pequeno a forma da superfície total do líquido será curvada, sendo que, para os líquidos que tiverem baixa tensão superficial, a superfície terá a forma côncava em relação ao ar. Para o mercúrio, que apresenta um valor elevado para a sua tensão superficial, a superfície terá a forma convexa em relação ao ar.

Com a finalidade de minimizar qualquer efeito de distorção no aumento da capilaridade em tubos de diâmetros pequenos, estes devem possuir diâmetros constantes.

As unidades de pressão mais usadas na prática são:

Milímetros ou polegadas de mercúrio

Milímetros ou polegadas de coluna d´ água

Kgf/cm2

Bar ou milibar

Libra (força) por polegada quadrada (PSI)

Tipos

Existem, basicamente, dois tipos: os de líquidos e os de gases.

Manômetro Industrial

Caixa de aço estampado pintado de preto, mostrador branco com números pretos, tubo bourdon, mecanismo e rosca em latão, precisão classe b, saída vertical (reta).

Uso geral

Água, óleo e gases em temperatura ambiente, fluídos não pastosos, sujeitos a entupimentos; linhas de pressão sem vibrações e choques. Utilização não constante, em local protegido contra umidade.

Manômetro com enchimento

O enchimento líquido (glicerina) serve para aumentar a vida útil pois diminui o desgaste das peças internas (mecanismo), além de evitar o retorno brusco do ponteiro, causados por golpes na linha ou vibrações. Opcionalmente o enchimento pode ser com silicone.

Estes manômetros tem construção robusta, além da caixa ser hermeticamente fechada

Manômetro para Vapor

Recomenda-se o uso de tubo bordon, mecanismo e rosca em aço inox, pois nos manômetros industriais a solda é de estanho, portanto não indicada para uso em temperatura elevada.

A utilização do tubo sifão serve para proteção do manômetro, pois cria uma bolha que diminui a temperatura do fluído.

Deve-se estar atento a temperatura externa, pois a mesma pode afetar o aparelho.

Manômetros utilitários

Recomendo para compressores de ar, equipamentos pneumáticos, linhas de ar, de gases, de líquidos e instalações em geral.

Manômetros industriais

São manômetros de construção robusta, com mecanismo reforçado e recursos para ajuste. São aplicados como componentes de quase todos os tipos de equipamentos industriais.

Manômetros herméticos ou com glicerina

São manômetros de construção robusta, com mecanismo reforçado e recursos para ajuste. Com a caixa estanque, pode ser cheia com líquido amortecedor (glicerina ou silicone). Adaptam-se especialmente às instalações submetidas a vibrações ou pulsações da linha quando preenchida com líquido amortecedor.

Manômetros de aço inoxidável

São manômetros totalmente feitos de aço inoxidável, caixa estanque, à prova de tempo, para aplicações nas indústrias petroquímicas, papel e celulose, alimentares, nos produtos corrosivos, nas usinas e outras que exijam durabilidade, precisão e qualidade.

Manômetros petroquímicos

São manômetros de processo em caixa de aço inoxidável, fenol, alumínio fundido e nylon, com componentes em aço inoxidável, estanque, a prova de tempo, para aplicação nas indústrias petroquímicas, químicas, alimentícias, equipamentos industriais e outras que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com