TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manuseio De Produtos Quimicos

Artigos Científicos: Manuseio De Produtos Quimicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  1.216 Visualizações

Página 1 de 5

O QUE É FORMOL

Este produto químico é um composto liquido claro e puro.

Família ou função: aldeídos

Produto: Formaldeído

CAS nº: 0050-00-0

Teor (%): Mínimo 36,8% em peso

Classificação de risco: 8

Produto: Metanol

CAS nº: 0067-56-1

Teor (%): Mínimo 6,00% em peso

Classificação de risco: 3

Efeitos de exposição por curto período de tempo: (Agudos)

É um composto orgânico chamado de solução de formaldeído gasoso dissolvido em água são chamadas de formol (O formaldeído se dissolve em água a 37%).

È incompatível com amônia, álcalis, tanino, bissulfetos, com preparações à base de ferro, prata, potássio e iodo.

Reage com albumina, caseína, Agar-agar formando compostos insolúveis. È violentamente reativo com óxidos, nitro metano, carbonato de manganês e peróxidos.

Sinônimos: Solução de Formaldeído, Morbicina, Formalina, Metil aldeído, Oxido de Metileno, Oxometano.

4

PRA QUE SERVE

O formol ou formaldeído solução a 37% é um composto líquido claro com várias aplicações, sendo usado normalmente como preservativo, desinfetante e antisséptico.

É usado como desinfetante (mata a maioria das bactérias), conservante (muito usado no embalsamento de cadáveres), é útil também na confecção de seda artificial, celulose, soluções de ureia, toureia, resinas melamínicas e na fabricação de resinas sintéticas, tintas, plásticos, espelhos, vidros, cosméticos e até mesmo em explosivos.

O formaldeído é usado para fazer vários produtos químicos na indústria cosmética incluindo produtos de higiene pessoal como o creme dental, anti-transpirantes e desodorantes.

O formol também pode ser utilizado para dar firmeza aos tecidos, na confecção de germicidas, fungicidas agrícolas, na confecção de borracha sintética e na coagulação da borracha natural. É empregado no endurecimento de gelatinas, albuminas e caseínas. É também usado na fabricação de drogas e pesticidas.

Na indústria fotográfica, na composição de reveladores, junto com hidroquinona e como endurecedor de negativos e impressões.

O uso do formol é muito usado também por salões de beleza de cabeleireiros como produtos alisantes (escovas progressivas) e é muito procurado atualmente.

Esses produtos alisantes utilizados nestes métodos devem ser registrados e existem marcas diversas e tipos no mercado que atendem a esta exigência. Quando o produto não é registrado, sua composição não foi avaliada e pode conter substancias proibida ou de uso restrito, em condições e concentrações inadequadas (ou seja, em grandes quantidades) ou não permitidas pela ANVISA acarretando riscos à saúde da população.

O uso do Formol em alisantes é proibido pela ANVISA podendo ser prejudicial á saúde a quantidade máxima (e segura) permitida em formulações cosméticas é de 0,2%, dosagem insuficiente para produzir um alisamento nos fios.

5

TOXICIDADE AGUDA E EFEITOS LOCAIS

Inalação: Fortemente irritante para as membranas mucosas. Contato prolongado pode causar irritação crônica quando inalada, edema pulmonar e depressão do Sistema Nervoso Central.

O contato repetido e contínuo aos vapores e nevoas do produto pode provocar irritação das mucosas (nariz, garganta olhos, etc.) dificuldade me respirar, bronquite química, edema na laringe e pulmonar e perda dos sentidos. Altas concentrações podem resultar em risco de câimbra e inchaço na laringe, eventualmente edema pulmonar e pneumonia. Mesmo baixas concentrações podem resultar em risco de reação alérgica (hipersensibilidade), resultando em congestão nasal e dificuldade na respiração, como uma asma.

Contato com a pele: Pode causar irritação, queimaduras e destruição dos tecidos.

A exposição freqüente ou prolongada causa endurecimento e rachaduras na pele resultando em hipersensibilidade e aumento do risco de eczema alérgico.

Contato com os olhos: Fortemente irritante para os olhos. Exposição ao vapor pode causar ressecamento, conjuntivite química, queimaduras dos olhos e o contato freqüente resultam em inflamação das pálpebras. O contato do liquido com os olhos pode causar dor aguda que pode ser seguida de ulcera na córnea e até a cegueira. Os efeitos dependem da concentração do produto e de quanto tempo após a exposição os olhos foram lavados.

Ingestão: A substância quando ingerida causa vômitos hemorrágicos, dor abdominal, possível choque, e danos.

Aos rins ou morte. Ulceras no abdômen e intestinos podem ocorrer mesmo que pequenas quantidades sejam ingeridas.

No couro cabeludo: Pode causar queimaduras no couro cabeludo, queda parcial ou total dos cabelos, lesões na córnea, problemas no trato respiratório e até morte por choque anafilático.

6

MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS

Olhos: Lavar imediatamente os olhos continuamente com fluxo de água por 20 min. no mínimo durante a lavagem manter as pálpebras aberta para assegurar completa irrigação dos olhos e tecidos oculares

Procurar imediatamente um médico.

Pele: remover roupas e sapatos contaminados, debaixo do chuveiro de emergência já ligada lavar continuamente a parte afetada com água fria pelo menos 20 min. Pode ser feita com água e sabão e nunca usar soluções alcalinas para neutralizar.

.Descartar sapatos contaminados que não sejam de borrachas e as roupas lavarem-las antes de usar novamente.

Procurar um médico imediatamente.

Inalação: Remover a vitima para ambiente com ar fresco e mantê-la aquecida. Caso haja dificuldade de respiração, administrar oxigênio.

Ingestão: O formadeildo também possuem propriedades corrosivas, se a vitima estiver consciente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com