TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapa De Risco

Monografias: Mapa De Risco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 2

Colégio Estadual Enira Moraes Ribeiro E.F.M.P.

Trabalho

De

Saúde e Segurança

Mapa de Risco

O que é Mapa de Risco?

O Mapa de Risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos servidores: acidentes e doenças do trabalho.

Tais fatores tem origem nos diversos elementos do processo de trabalho (materiais, equipamentos, instalações, suprimentos e espaços de trabalho) e a forma de organização do trabalho (arranjo físico, ritmo de trabalho, método de trabalho, postura de trabalho, jornada de trabalho, turnos de trabalho, treinamento, etc).

O Mapa de Riscos no ambiente de trabalho é elaborado considerando os seguintes grupos de risco:

Grupo Riscos Cor de Identificação Descrição

1 Físicos Verde Ruído, calor, frio, pressões, umidade, radiações ionizantes e não ionizantes e vibrações.

2 Químicos Vermelho Poeiras, fumo, gases, vapores, névoas, neblinas e substâncias compostas ou produtos químicos em geral.

3 Biológicos Marrom Fungos, vírus, parasitas, bactérias, protozoários e bacilos.

4 Ergonômicos Amarelo Esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, exigência de postura inadequada, controle rígido de produtividade, imposição de ritmos excessivos, trabalho em turno e noturno, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia e repetitividade e outras situações causadoras de stress físico e/ou psíquico.

5 Acidentes Azul Arranjo físico inadequado, iluminação inadequada, probabilidade de incêndio e explosão, eletricidade, máquinas e equipamentos sem proteção, armazenamento inadequado, quedas e animais peçonhentos.

Para que serve o Mapa de Risco?

- Serve para a conscientização e informação dos trabalhadores através da fácil visualização dos riscos existentes na empresa.

- Reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde do trabalho na empresa.

- Possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.

Como é elaborado o Mapa de Risco?

Na elaboração do Mapa de Riscos é necessária a participação do servidor em cada local de trabalho, onde terá a oportunidade de registrar os riscos existentes e a percepção de cada um relacionada às condições de trabalho. As etapas do Mapa de riscos compreende conhecer o processo de trabalho no local analisado, identificar os riscos existentes no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com