TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapa De Risco

Dissertações: Mapa De Risco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2014  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS

A Portaria nº 25, de 29 de dezembro de 1994 do MTe, que aprova o texto da NR 9 e altera as NR 5 e NR 16, contém o Anexo IV, onde são apresentados os objetivos e etapas de elaboração para confecção deste Mapa de Riscos. Neste anexo, os riscos ocupacionais são classificados como físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Quando não controlados, estes podem causar acidentes de trabalhos ou inúmeros agravos à saúde dos colaboradores da UPR a médio e longo prazo.

São considerados riscos físicos as diversas formas de energia a que os colaboradores possam estar expostos como ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes e não ionizantes, infra-som e o ultra-som (BRASIL, 1994).

A NR 9 descreve que os riscos químicos são oferecidos por substâncias que possam ter contato com o organismo do colaborador através das vias respiratórias nas formas de poeiras, fumos, névoas, gases ou vapores, absorvidos pela pele ou através do sistema digestório, dependendo da sua forma de exposição (TOSTES, 2003).

Os riscos biológicos estão relacionados à capacidade de organismos vivos penetrarem no organismo humano provocando doenças (TOSTES, 2003).

Os riscos ergonômicos estão relacionados à adaptação do trabalho ao homem. Este trabalho em uma UAN é caracterizado pelo grande período de execução das atividades em pé com posturas forçadas, pela presença de movimentos repetitivos, pelo levantamento excessivo de peso além da habitual pressão sobre o ritmo de trabalho, que é aumentada para atender à demanda devido aos horários para distribuição das refeições (IIDA, 2000; MONTEIRO, 1997)

Os acidentes de trabalho estão em sua maioria relacionados aos agentes ambientais existentes nas áreas de produção, destacando-se o espaço físico e o uso de determinados equipamentos, tendo o seu risco aumentado devido ao ritmo de trabalho acelerado, fato agravado por medidas impróprias de segurança e pela falta de treinamentos específicos com os colaboradores (LIMA 1999; NEPOMUCENO, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com