TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapa De Riscos E Rotas De Fuga

Monografias: Mapa De Riscos E Rotas De Fuga. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  2.634 Visualizações

Página 1 de 3

Mapa de Riscos:

O mapa de riscos é a representação gráfica dos riscos por meios de círculos de diferentes cores e tamanhos, permitindo fácil elaboração e visualização. No mapa de riscos, círculos de cores e tamanhos diferentes mostram os locais e os fatores que podem gerar situações de perigo pela presença de agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

As Etapas de elaboração do Mapa de riscos são estabelecidas pela a Portaria nº 25 de 29/12/1994, anexo IV da NR 05, Sendo por atribuição da Cipa elaborar ouvindo os trabalhadores de todos os setores da empresa com colaboração do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), quando houver, o mapa de riscos devendo o mesmo ser refeito a cada gestão de Cipa. É considerada indispensável, portanto, a participação dos colaboradores para a elaboração do Mapa de riscos. A Elaboração do Mapa de Riscos deverá ser feita sobre uma Planta baixa ou em forma de Croqui.

Planta Baixa: É uma representação gráfica de uma construção, onde cada ambiente é visto de cima. Plantas baixas incluem, ainda, detalhes de componentes que está incluído em cada setor. (caso não exista planta baixa do local o técnico de segurança do trabalho deve desenvolver um croqui para que o Mapa de riscos e as Rotas de Fuga sejam devidamente sinalizados).

Croquis: (Esboço ou Rascunho), pois, não exige grande precisão, refinamento gráfico. O que costuma ser mais importante nos croquis é o registro gráfico de uma ideia instantânea, através de uma técnica de desenho rápida e descompromissada.

Mapa de Riscos tem como objetivos: (Portaria 29/12/1994).

a) reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação da segurança e saúde no trabalho na empresa.

b) possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.

Benefícios:

 Identificação prévia dos riscos aos quais os colaboradores poderão estar expostos.

 Estimula a cultura prevencionista na empresa conscientizando os colaboradores quantos ao uso adequado das medidas e dos equipamentos de proteção coletiva e individual.

 Ajuda na prevenção dos acidentes e doenças ocupacionais.

Etapas de Elaboração:

a) conhecer o processo de trabalho no local analisado:

- os trabalhadores: número, sexo, idade, treinamento de profissionais e de segurança e saúde;

- os instrumentos e materiais de trabalho;

- as atividades exercidas;

- o ambiente.

b) identificar os agentes de riscos existentes no local analisado, conforme a classificação da tabela I;

c) identificar as medidas preventivas existentes e sua eficácia:

- medidas de proteção coletiva;

- medidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com