TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maquinas Hidraulicas

Artigo: Maquinas Hidraulicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 2

Maquinas hidráulicas (bombas e turbinas)

Considerando que as máquinas hidráulicas são equipamentos que operam transformação de energia, elas podem ser classificadas segundo o sentido desta transformação. Caso a transformação de energia seja de energia hidráulica para energia mecânica, elas são chamadas de turbinas. Porém se a transformação for ao inverso, elas são chamadas de bombas e compressores ou ventiladores.

Quando o fluido que sofre a transformação de energia mecânica em energia hidráulica é um liquido, denomina-se esse conversor como uma bomba. Quando o fluido é um gás, a máquina hidráulica denomina-se compressor ou ventilador.

Devido ao fato de operarem uma transformação da energia hidráulica em mecânica, as turbinas possuem a energia hidráulica na entrada superior à energia na saída, pois elas retiram energia do escoamento. Já nas bombas, por operarem uma transformação de energia no sentido inverso, a energia na entrada inferior à energia na saída.

Existem vários tipos de maquinas hidráulicas, tais como; turbo-maquinas, rodas de agua, bombas de êmbolo, ejetores, etc.

As turbo-maquinas apresentam como característica comum o rotor, peça principal na transmissão de energia, cuja denominação provem do latim turbo,inis “o que gira em torno”. Essa categoria de maquinas hidráulicas se divide em três: motoras, receptoras e transmissoras.

As turbo-maquinas motoras ou turbinas recebem a energia do escoamento e a tornam disponível em seu eixo para acionamento de outra máquina. O eixo poderá estar ligado mecanicamente à fonte de consumo, como por exemplo um moinho de moagem de cereais ou, caso a fonte de consumo não esteja próximo, ele está conectado a um gerador de energia elétrica para a sua transmissão sob forma de energia elétrica.

As turbo-maquinas receptoras ou bombas transferem, para o fluido que as atravessa, a energia recebida em seu eixo, aumentando a carga do escoamento.

As turbo-maquinas transmissoras recebem a energia externa em um eixo, transferindo-a para outro eixo por meio da energia hidráulica. Essas maquinas são consideradas como associações de bomba e turbina e são encontradas nas embreagens de determinados veículos pesados ou de maquinas estacionarias de grade potência.

Para se definir a potência consumida (ou produzida) por uma máquina hidráulica, num ponto qualquer da corrente liquida, a carga hidráulica é dada por: H= Z+V²/2g+p/y , logo, a potência fornecida ou absorvida por uma máquina hidráulica introduzida no escoamento sera igual a diferença entre as cargas na entrada e na saída da mesma multiplicada pela vazão ponderal e expressas, para o caso de turbinas e bombas, pelas seguintes expressões:

P = Y.Q(H entrada – H saída) ou ainda P = y.Q.Ht no caso de turbinas

P = Y.Q(H entrada – H saída) ou ainda P = y.Q.Hb

Como as maquinas hidráulicas possuem um rendimento, a potência gerada(turbinas) ou consumidas (bombas deve ser calculada por:

P gerada = y.Q.HT.nT no caso de turbinas

P consumida = (y.Q.HT)/nB no caso de bombas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com