TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Maquinas Hidráulicas

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.100 Palavras (9 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA DE  SÃO JOSÉ DOS CAMPOS[pic 3]

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA

  Nome: Eder Jorge de Simas

  RA: 5826169594

  Curso: Engenharia Mecânica

  Série: 6ª

  Luiz Eduardo de Almeida Chaves

  RA: 3729715813

  Curso: Engenharia Mecânica

  Série: 7°

  Luis Henrique Ramos dos Santos

  RA: 3715662295

  Curso: Engenharia Mecânica

  Série: 7°

  Rogério Miguel Barbosa

  RA: 3708625799

  Curso: Engenharia Mecânica

  Série: 7°

  Professor orientador:

  Profº. Eng. Angela Antunes

  Anhanguera Educacional

  angelaantunes@hotmail.com

 


                                                     Bombas Hidráulicas  

Funcionamento, aplicações, vantagens, desvantagens, manutenção e custos.

RESUMO

Esta ATPS terá objetivo final o desenvolvimento de um programa de cálculo, dimensionamento e seleção de uma bomba para um sistema de recalque, que será complementado por relatórios específicos e um plano de manutenção desse sistema proposto.  

Palavras-Chave: Bomba, aplicação, vantagem, desvantagens e manutenção

ABSTRACT

 This will ATPS ultimate goal the development of a computer program, sizing and selection of a pump for a discharge system, which will be complemented by specific reports and a maintenance plan that proposed system.

Keywords: pump, application, advantages, disadvantages and maintenance.


Sumário

Etapa 1        

1.        Passo pesquisa        

Passo 2:        

Etapa 2:        

Passo 1:        

2.        Conclusão        

3.        Referências        

Etapa 1

  1. Passo pesquisa

Pesquisar, em livros na biblioteca local, sites, revistas, catálogos e artigos especializados, sobre a área de bombas hidráulicas e suas aplicações na engenharia mecânica.

 Uma bomba hidráulica é um dispositivo que faz com que o fluido se desloque de um ponto a outro. Esse movimento pode ser em alta pressão, alta velocidade ou alta elevação.

        Nesse deslocamento é aceito a presença de sólidos, mas o líquido precisa dominar para não causar entupimento ou danos à bomba.

A origem da bomba hidráulica vem da agricultura. A necessidade de transportar água para a irrigação da plantação era um desafio para os antigos. Com isso apareceram vários modelos de bombas até chegar aos dias de hoje.

Para a instalação de uma bomba hidráulica é preciso verificar vários aspectos:

O desenho do conjunto (tamanho da bomba), dimensões da base, dimensão dos chumba dores, conexões de sucção e descarga, conexões elétricas. Verifica-se o assentamento da base, nivelamento, enchimento da base, alinhamento do acoplamento.

Classificamos as bombas em dois grupos: a de deslocamento positivo e cinética.

Deslocamento positivo: faz o fluido sair de um determinado lugar através da sucção e ir até uma descarga, ela não admite recirculação interna.

 Essas bombas podem ser:

Alternativa: que usam um arranjo de diafragmas, pistão e cilindro, com válvulas de sucção e descarga integradas na bomba.

Rotativas: que isolam um volume do fluido e transporta de uma zona de baixa pressão para uma de alta pressão.

Engrenagens: onde um par de engrenagens gira dentro de uma carcaça. O fluido ocupa um espaço entre os dentes e é transportado da área de sucção para a área de descarga.

Parafuso: trabalha dentro de uma carcaça com pequenas folgas para o externo desses parafusos.    

[pic 4][pic 5]

Figura 01: Deslocamento positivo.

Bombas Cinéticas: que fornece energia a um fluido que escoa pelo interior dos elementos da bomba. Esse deslocamento é feita por palhetas que recebe energia mecânica de um eixo e impulsionam o fluido. Existem diversas formas de bombas cinéticas: as de fluxo misto, centrífuga, axiais, de tubo pilot.

[pic 6][pic 7]

Figura 02: Bombas Cinéticas

As bombas usam o fluido comprimido para gerar trabalho. O comum é que esses fluidos sejam completamente finos em certas aplicações dessas bombas. Mas também existe as bombas com uso de fluido bastante grosso com presença de sólidos. Essas bombas normalmente tem sistema rotativo com tolerância entre partes móveis e os compartimentos.

Essas bombas são usadas no ramo industrial para movimentar máquinas e robôs. Usada em automóveis para bombear combustíveis, na agricultura para irrigação da plantação, sistemas de condicionamento de ar, refrigeração e deslocamento de produtos químicos. São também usadas no combate a incendios, serviços de embarcações e entre outras funções. Elas têm tamnhos formatos de tamanhos para atender todas as necessidades.

Passo 2:

Reunir os membros da equipe e discutir sobre o material pesquisado no passo anterior no tocante ao funcionamento, aplicações na Engenharia Mecânica, vantagens, desvantagens, manutenção e custos.

Vantagens: A grande vantagem é aguentar altas pressões e ter mais eficiência em força. São bastante usadas para levantar equipamentos mega pesados e transportar fluidos de um ponto para o outro com agilidade e permitir precisão na operação.

Desvantagens: Não pode ser utilizados em trabalhos que exigem rapidez. Com o vazamento e quebra pode perder potência e pode ficar até inutilizável. Exige fonte energia cara.Em tempos, dependendo da utilização é preciso fazer uma manutenção preventiva de acordo com o manual da bomba. Falando nas bombas em geral, a limpeza do fluido é essencial, temperaturas e viscosidade devem sempre verificadas. Todos os ajustes devem ser feitos conforme as especificações do fabricante. Todos os componentes devem ser substituídos antes que falhem. Qualquer tipo de falha deve se analisar muito bem para substituição dos componentes. Apresentando ruídos excessivos, alta temperatura nos mancais, corrente do motor elevado, vibrações excessivas e preciso fazer uma manutenção preventiva. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (382.9 Kb)   docx (863.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com