TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mariana Martins

Casos: Mariana Martins. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

Resolução do caso prático

Alude o artigo 1346º do Código Civil (CC) que o proprietário de um imóvel se oponha à emissão de fumos, de fuligem, de vapores, de cheiros, de calor ou de ruídos, bem como à produção de trepidações e a outros quaisquer factos semelhantes, provenientes de prédio vizinho, sempre que tais factos importem um prejuízo substancial para o uso do imóvel ou não resultem da utilização normal do prédio de que emanam. Estamos portanto perante relações de vizinhança.

A este artigo estão também alicerçadas quatro particularidades a ter em conta. As emissões a que este artigo aplica são emissões de elementos que tenham natureza incorpórea – vapores, ruídos, correntes elétricas, raios luminosos – e as de elementos de natureza corpórea de tamanho ínfimo – fuligem, poeira, cinza, etc. Sempre que um proprietário estiver perante um destas situações, não poderá reagir. A licitude deve ser sempre analisada casuísticamente. Quanto aos ruídos, o regime varia de autarquia para autarquia. Juntando aos ruídos, os fumos e factos semelhantes é de notar que estes só serão licítos se se traduzirem em consequências naturais e não de ações propositadas.

No caso concreto o que incomoda Bernardo são as marteladas propícias ao trabalho de um Bate chapas bem como a emissão de fumo negro e espesso que o vento traz invariavelmente para o seu quintal. Bernardo tem de ser tolerante aos barulhos e fumos gerados na oficina do seu vizinho, pois estes são uma consequência natural do estabelecimento de Bate chapas. Quanto ao horário em que estes, os ruídos, se fazem ouvir e incidir são num período razoável e aceitável do dia - 8h30 às 18h embora não podendo esquecer que esse horário é regulamentado por cada Autarquia, como referido em cima. Assim sendo, estes transtornos e incómodos não lesam Bernardo ao ponto da oficina do seu vizinho ser motivo de encerramento. Não se viola o preceito legal do artigo 70º e 334º do CC (direito ao repouso). O mesmo se aplica ao fumo negro pois ele é ação invariável do vento pelo que o proprietário do Bate chapas nada pode fazer.

Quanto ao despejo do lixo, esta ação é feita distante da propriedade de Bernardo, não colocando o seu espaço em causa. Ou seja, não origina nenhum “estrago” ao quintal de Bernardo. O que Bernardo poderia fazer seria informar a respetiva Autarquia da ação do proprietário do Bate Chapas alertando para questões de saúde pública, proteção do meio ambiente, da qualidade da rua em causa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com